plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Primeira parte do 13º deve ser paga até hoje. Saiba como usar o benefício

O prazo para que as empresas efetuem o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos funcionários termina hoje (30). Já a segunda parte do benefício deve ser paga até o dia 20 de dezembro. No Pará, cerca de 2 milhões de pessoas receberão a gratificação

O prazo para que as empresas efetuem o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos funcionários termina hoje (30). Já a segunda parte do benefício deve ser paga até o dia 20 de dezembro. No Pará, cerca de 2 milhões de pessoas receberão a gratificação natalina, de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos do Pará (Dieese-PA). A maioria usará o recurso para pagar dívidas ou fazer as compras natalinas.

O trabalhador deve avaliar para qual finalidade o valor será melhor empregado. Ou seja, ele deve fazer um levantamento das finanças, saber se tem dívidas a pagar ou se o dinheiro pode ser utilizado para custear despesas anuais. Educadora financeira e vice-presidente regional da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Ana Ferrari explica que, para quem está endividado, a prioridade é verificar se é possível quitar a dívida com as duas parcelas do décimo.

Caso não seja, o melhor é guardar o valor para tentar negociar o débito em um outro momento. “O ideal mesmo é que se utilize em contas anuais, como IPTU, IPVA, pagar material escolar dos filhos, uniforme, matrícula e deixar as despesas mensais para o salário”, explica. Uma outra opção é aplicar parte do décimo terceiro em um fundo de investimento, a maioria é ofertado por corretoras e instituições bancárias. “Outra parte pode ser usada para melhorar a ceia de Natal e comprar presentes. Receber e deixar esse dinheiro na conta corrente não é o ideal”, sintetiza.

Dicas de como utilizar o 13º salário

- Orçamento

Antes de decidir como utilizar o 13º salário, é preciso, prioritariamente, fazer um diagnóstico do orçamento doméstico., colocando na ponta do lápis todas as despesas mensais e dívidas contraídas.

- Fazer as compras de fim de ano

Muitas pessoas vão utilizar o 13º salário para fazer as compras de final de ano, o que não é errado, desde que isso já tenha sido programado. Se puder inserir as despesas com a ceia de Natal e os presentes já no orçamento financeiro mensal, melhor ainda.

- Avalie as dívidas

Antes de sair pagando as dívidas, analise todas elas, saiba o total, os juros, os prazos, enfim, reúna todas as informações possíveis. A partir daí, tente renegociar esses valores com o credor e então veja a possibilidade de usar o 13º para quitar uma dívida e resolver o problema.

- Poupe

É importante que se guarde boa parte do montante para começar a formar uma reserva financeira e também para realizar mais sonhos.

- Despesas de início de ano

Outra boa opção é utilizar o 13º para pagar despesas de início de ano, tais como IPVA, IPTU e matrícula dos filhos.

- Se planeje

Se você tem um sonho de ter uma casa própria ou até trocar de veículo, vale guardar parte desse montante para o bem futuramente.

- Deixe as compras para janeiro

Se precisa trocar a geladeira, comprar um fogão ou um móvel novos, uma boa opção é deixar para comprar no mês de janeiro, já que o comércio faz promoções nessa época do ano.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias