plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Fiéis de Icoaraci celebram Nossa Senhora das Graças

Milhares de fiéis participaram, na manhã deste domingo (25), do Círio do Icoaraci, distrito de Belém, que homenageia Nossa Senhora das Graças. A procissão saiu da Igreja de São Sebastião, às 8h30, e percorreu várias ruas do distrito. A coordenação estima

Milhares de fiéis participaram, na manhã deste domingo (25), do Círio do Icoaraci, distrito de Belém, que homenageia Nossa Senhora das Graças. A procissão saiu da Igreja de São Sebastião, às 8h30, e percorreu várias ruas do distrito. A coordenação estima a participação de 100 mil pessoas.

Veja as fotos

O ato de devoção do povo icoaraciense já dura 66 anos – a primeira procissão oficial foi realizada no segundo domingo de novembro de 1952 -, porém, a história por trás dessa relação iniciou três anos antes, no ano de 1949. Este ano o tema é “Maria, Mãe do Redentor”. A festividade segue até o dia 10 de dezembro.

Vigário Episcopal da Região São João Batista, o pároco Agostinho Cruz conta que há 69 anos um acontecimento extraordinário ganhou projeção entre a população e a imprensa de Belém. Um quadro com a imagem de Nossa Senhora das Graças verteu lágrimas - como se a imagem chorasse - na casa de uma senhora identificada como Zenóbia Castro.

A moradia ficava localizada na avenida Conselheiro Furtado, em Belém, e, desde então, passou a receber muitos fiéis atraídos pelos relatos de milagres que começaram a ser registrados. “O povo de Icoaraci pegava o trem que saída aqui próximo da Igreja Matriz e ia até a estação em São Brás e de lá saía em peregrinação até a casa dessa senhora”, lembra o padre. “Por conta dessa devoção, em 1952 os párocos de Icoaraci decidiram fazer uma procissão aqui mesmo no distrito e, desde o primeiro ano, a chamaram de Círio”.

VILA

O padre explica, ainda, que inicialmente a região onde hoje está localizado o distrito de Icoaraci era, na verdade, uma fazenda mantida pelos padres Carmelitas. Porém, eles venderam as terras para um homem chamado João e, a partir daí, a região passou a ser chamada de Vila São João, tendo como padroeiro São João Batista. Na época em que o milagre atribuído a Nossa Senhora das Graças aconteceu em Belém, São João Batista já era o padroeiro da vila, porém, a devoção a Maria se tornou tão grande que o distrito passou a ter dois padroeiros.

Quando o Círio de Icoaraci completou 50 anos, no ano de 2002, Dom Vicente Zico deu o título de co-padroeira do distrito a Nossa Senhora das Graças. “É a única paróquia de Belém que tem dois títulos: Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças”, lembra o pároco Agostinho Cruz. O 66º Círio de Nossa Senhora das Graças tem como tema “Maria, mãe do Redentor”.

Devoção

- Devoto de Maria, o aposentado José Antônio Ramos, 64 anos, é um dos que fazem parte, de alguma forma, dessa história de fé. Há 20 anos ele é voluntário da diretoria que organiza o Círio e conta que essa foi a forma encontrada por ele para agradecer pelas bênçãos já conquistadas. “Passei um ano no hospital e os médicos chegaram a dizer que eu perderia a perna”, lembra. “Mas aqui estou eu, andando e trabalhando há 20 anos no Círio, então eu agradeço a ela”. Além do Círio, Antônio comemora, neste domingo, mais um ano de vida.

(Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)

Programação

- 25/11 – 7h - 66º Círio de Nossa Senhora das Graças. A saída ocorrerá da Igreja São Sebastião, de onde a peregrinação segue até a Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
- 26 – 19h/19h30 – Adoração e missa, na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
- 27, 28, 29 e 30– 19h e 19h30 – Adoração e missa na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
- 01/12 – 8h – Missa para os Enfermos na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças
- 01 - 16h – XIII Caminhada da Juventude
- 01– 19h e 19h30 – Adoração e Missa na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
- 02 – 7h e 18h– Missas na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças
- 02 – 8h – Círio das crianças. Tema: Mãezinha do Céu, nossa Mãe na fé.
- 03, 04, 05, 06, 07 e 08/12 – 19h e 19h30 – Adoração e Missa na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
- 09– 7h – Missa na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
- 09 – 18h – Missa de Encerramento do Quinzenário.
- 10/12- 19h – Recírio

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias