plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ações conscientizam para a prevenção do câncer

No próximo domingo (25), haverá uma ação de combate ao Câncer, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, e que ocorre em todo o Brasil. Em Belém, o projeto será feito no Parque Ambiental do Utinga, das 8h às 13h. A ação é em alusão ao di

No próximo domingo (25), haverá uma ação de combate ao Câncer, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, e que ocorre em todo o Brasil. Em Belém, o projeto será feito no Parque Ambiental do Utinga, das 8h às 13h. A ação é em alusão ao dia 27 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer, data instituída pelo Ministério da Saúde há 30 anos.

A campanha, que tem o slogan “Troque o Medo por Esperança” pretende esclarecer sobre a prevenção do câncer, dos vários tipos de câncer. A mobilização vai ocorrer em dezenas de cidades, pelo País todo, alertando os brasileiros para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – Regional Pará, Antônio Bomfim, destaca que é importante a participação da população, que precisa se informar sobre os sintomas, as formas de evitar o desenvolvimento do câncer ou de detectar precocemente. “Vamos unir o Brasil para que a esperança do combate ao câncer, por meio da informação e do tratamento especializado, vença o medo do desconhecido”.

Várias instituições participam da ação, como os hospitais Barros Barreto e Ophir Loyola, Secretaria Municipal de Saúde, Forças Armadas, clínicas oncológicas, médicos e ligas acadêmicas. Equipes multidisciplinares vão orientar sobre prevenção ao câncer (câncer de próstata, de mama, ginecológico, bucal, de pele); sobre combate ao tabagismo e haverá vacinação contra o HPV para meninas e meninos.

GARIS

E até o final deste mês, a Secretaria de Administração de Ananindeua (Semad) irá promover palestras e oficinas para o quadro de funcionários, como parte da programação alusiva ao Novembro Azul, de prevenção contra o câncer de próstata, tipo de câncer mais comum entre os homens e a segunda doença que mais atinge a população masculina.

O público alvo neste primeiro momento são os trabalhadores da limpeza pública. “Estamos fazendo uma ação interna para os quase 10 mil funcionários da Prefeitura e resolvemos começar pela Secretaria de Urbanismo, justamente por ela ter um contingente maior de homens “, disse o Secretário de Administração, Zezinho Lima.

Na manhã de ontem (22), um técnico da Secretaria de Saúde visitou o Departamento de Limpeza Pública e proferiu palestra com uma série de dicas e alertas sobre os cuidados com a saúde. O gari Carlos Henrique Furtado, de 71 anos, disse que, embora nunca tenha feito exames de rotina, vai rever os hábitos de saúde. “A gente não costuma procurar esse tipo de informação. Quase nunca. Mas agora eu vou procurar me cuidar, ouvir mais a família. Não quero partir cedo”, garante.

DICAS

PREVENÇÃO CONTRA VÁRIOS TIPOS DE CÂNCER

- Tenha uma alimentação saudável

- Pratique atividade física regular

- Não fume

- Evite bebidas alcoólicas

- Realize exames periódicos

- Proteja a pele da exposição ao sol

- Pratique sexo seguro

- Conheça o seu histórico médico familiar e faça prevenção regular para evitar os tipos específicos

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias