plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cuidado na hora de escolher pisca-pisca para fazer decorações natalinas

Com a aproximação do período natalino, os consumidores devem redobrar os cuidados ao comprar produtos elétricos para decorar a árvore de natal e a casa em geral, para evitar riscos de curtos-circuitos e até mesmo incêndios. As luminárias natalinas, conhec

Com a aproximação do período natalino, os consumidores devem redobrar os cuidados ao comprar produtos elétricos para decorar a árvore de natal e a casa em geral, para evitar riscos de curtos-circuitos e até mesmo incêndios. As luminárias natalinas, conhecidas popularmente como pisca-pisca, são regulamentadas por portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), mas não exige-se que sejam certificadas.

De acordo com o engenheiro eletricista Carlos Eduardo Rodrigues, esses equipamentos devem atender a alguns requisitos, que devem ser informados em português na embalagem, como: tensão, corrente, potência máxima do conjunto e o nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador. Além disso, segundo informa o Inmetro, os produtos não podem apresentar material ferroso no condutor e os plugues e tomadas devem atender ao padrão brasileiro. “A primeira recomendação é verificar a procedência do produto, conferir a empresa fabricante e se tem serviço de pós-venda para tirar dúvidas do consumidor e se tem serviço de garantia, caso o produto apresente falhas”, esclarece o engenheiro. Ele orienta também que caso o produto elétrico seja reaproveitado nos anos seguintes, possa se verificar o estado de conservação. Caso tenha fios desencapados, é possível encapar com fitas isolantes. Se o pisca-pisca estiver muito avariado, no entanto, a recomendação é que seja descartado.

Além disso, também não é recomendado que os aparelhos sejam colocados em um mesmo adaptador de tomada, para evitar uma sobrecarga de energia e aquecimento da fiação elétrica. “Se isso ocorrer, o disjuntor da casa pode disparar, indicando que há uma sobrecarga, podendo gerar os curtos-circuitos”, disse.

Entre os consumidores, a preocupação com esses tipos de produto é mais pela beleza do que pela segurança. “Ainda não tinha atentado para ver a questão da qualidade. É importante saber de onde vem. Não vejo as empresas nem os funcionários orientando os consumidores sobre isso”, observou a universitária Rayane Trindade, 21.

A pastora Juliana prestes, 33, também procurava pelo produto em uma loja do comércio e confessou que não busca saber detalhes dos produtos. “A gente só compra e coloca em casa, mas ninguém toma conta”, disse.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias