plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Estudantes da UFPA criam aplicativos para facilitar vida de usuários de ônibus

Que tal ao invés de ficar esperando o ônibus na parada lotada, pegando sol no rosto ou olhando para o relógio toda hora para saber se o seu coletivo está chegando, receber a localização dos transportes públicos em tempo real? Esse é o objetivo de um grupo

Que tal ao invés de ficar esperando o ônibus na parada lotada, pegando sol no rosto ou olhando para o relógio toda hora para saber se o seu coletivo está chegando, receber a localização dos transportes públicos em tempo real? Esse é o objetivo de um grupo de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Unindo tecnologia e colaboratividade, os alunos foram embusca de criar soluções simples para auxiliar os usuários de ônibus de Belém que vão em direção à Universidade.

O grupo “Pratinha-UFPA”, no WhatsApp, que conta com mais de 200 participantes, foi criado com o intuito de compartilhar, em tempo real, a localização dos veículos.

Alunos informaram as paradas por onde os ônibus passam e os horários em que vão sair ou chegar à Universidade. Alguns colaboradores, inclusive, até ativam o recurso de localização em tempo real para que outros usuários possam acompanhar o trajeto.

A estudante de Jornalismo, Rebeca Rocha, é uma das usuárias da tecnologia. “Graças ao grupo, posso saber o momento exato de ir para a parada. Sempre que tenho internet, eu mando a localização e tento ajudar outras pessoas também”, afirma.

Criado em 2017, o grupo “Pratinha-UFPA” conta também com a participação de trabalhadores que dependem da linha e colaboradores que ajudam na utilização das informações, quando possível.

“Quando atingíamos a quantidade máxima de participantes, eu recebia mensagens no privado pedindo para eu adicionar novos participantes, caso saísse alguém, como uma fila de espera”, conta a fundadora do grupo e estudante de Agronomia, Ana Carolina Ribeiro.

Acessibilidade

Outra iniciativa que une tecnologia e informação é o “BusID”. Criado por alunos de Engenharia da Computação da UFPA, o aplicativo auxilia deficientes visuais a identificar as linhas de ônibus.

Para utilizar o serviço, basta apontar a câmera do celular para o código do ônibus. Assim, o app detecta a linha identificada e informa ao usuário.

Risonaldo Moura, um dos idealizadores do aplicativo explica que a novidade facilitou a vida de estudantes como Moisés Júnior.

“Para nós, é muito simples ver a linha do ônibus no dia a dia, mas, para o deficiente visual, é algo castigante. O BusID ajuda a diminuir a dependência dessas pessoas”, diz Risonaldo.

Moisés também destaca a importância da praticidade do aplicativo. “O tempo que eu perderia perguntando 'que ônibus é esse?’ eu já uso para ir atrás do ônibus certo”, ressalta.

A ferramenta já foi reconhecida em editais de acessibilidade e inclusão e premiada com medalha de Mérito Científico Evandro Chagas pela Câmara Municipal de Belém. O BusID encontra-se disponível para Android e já possui mais de mil downloads. Após o download, o app pode ser utilizado mesmo sem conexão de internet.

(DOL com informações da UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias