plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna deste domingo (4)

Castanhal vira polo de atacado O principal polo atacadista no estado, Castanhal, vai experimentar agora no início de 2019, uma verdadeira revolução na cadeia de alimentos. Gerando cerca de dois mil empregos, três grandes do setor serão inaugurados na cida

Castanhal vira polo de atacado
O principal polo atacadista no estado, Castanhal, vai experimentar agora no início de 2019, uma verdadeira revolução na cadeia de alimentos. Gerando cerca de dois mil empregos, três grandes do setor serão inaugurados na cidade: Mix Mateus, Atacadão (Carrefour) e Assaí (Pão de Açúcar). Acaba com os pequenos distribuidores da região, muda as relações com indústria e mexe com o varejo em cerca de 20 municípios circunvizinhos.

Mestrado em ciências do patrimônio na UFPA
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA aprovou a criação do novo curso de graduação em Conservação e Restauro. E também, a Capes aprovou a criação pela UFPA, do curso de Mestrado em Ciências do Patrimônio. Os dois novos cursos funcionarão no Convento dos Mercedários, agora ocupado pela UFPA. A primeira turma do curso de Mestrado iniciará as atividades no primeiro semestre de 2019 e a primeira turma de graduação, no segundo.

Top of Mind: a preferência do consumidor
A “Folha de S.Paulo” publicou a pesquisa Top of Mind 2018 com uma série de novidades na preferência do consumidor brasileiro. A marca que representa o Brasil (Petrobras). A marca destaque na região Norte (Deline). Primeira marca que lhe vem à cabeça (Omo). São 61 categorias, alguns destaques: camisinha (Jontex), dor de cabeça (Dorflex), TV fechada (Sky), compras online (Mercado Livre), tintas (Suvinil), companhia aérea (GOL), viagens (CVC), cartão de crédito (Visa). Entre os homens (Pirelli) e entre as mulheres (Risquê).

Indicação geográfica do cacau de Tomé-Açu
O Cacau de Tomé-Açu é o primeiro produto paraense a receber o registro de Indicação Geográfica, selo usado para identificar a origem de produtos quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade se deve a sua origem. A Associação Cultural e Fomento de Tomé Açu (Acta) é a detentora do registro. O Sebrae foi responsável pela elaboração do diagnóstico, além de prestar consultorias no andamento do processo e preparo dos empresários para administrar o uso do selo.

La Salle com ensino superior em Ananindeua
A rede católica de ensino La Salle (Irmãos Lassalistas) contratou 40 milhões de reais no FNO do Banco da Amazônia. Vai partir para uma grande expansão em Ananindeua, incluindo a implantação de ensino superior. Os Irmãos Lassalistas estão presentes em nove estados e no DF. Contam com cinco mil educadores e 47 mil alunos.

Fundo
O Banco da Amazônia concluiu o orçamento do FNO para 2019: serão 9,3 bilhões de reais. Quase o dobro dos 4,7 bilhões disponíveis neste ano.

Trattoria
A Famiglia Sicilia Trattoria abrirá em regime de soft oppening no dia 26, no 4º piso do Boulevard, incluindo completa adega. Negócio dos irmãos Sicilia e do empresário José Severino.

É Natal
A 29ª edição da Performance Natalina do Famiglia Sicilia iniciará no dia 12, com duas sessões diárias. Participarão 15 membros da equipe do restaurante, da cozinha e do salão.

Churrasco
O famoso e gostoso Celeiro, na BR-316, virou também churrascaria fogo de chão. Inaugura no domingo que vem essa nova etapa do point que, além da gastronomia, inclui turismo ecológico e entretenimento rural.

Pátio
O Pátio Belém vem de Promoção de Natal Simpático, a partir desta quarta: sorteará uma SUV BMW X1 e duas motos BMW G310R.

GM
Tudo caminhando célere. Agora no final do ano, a bandeira GM deixará a Importadora e passará a ser operada pelo empresário Zé Neto.

AVC
O jovem engenheiro Cid, filho do saudoso Paulo Klautau, foi vítima de ACV hemorrágico na semana passada, em São Paulo. Também um AVC levou de nosso convívio, na sexta, o excelente médico endoscopista Otávio Bembom.

Praga
O Mapa declarou o Amapá como Área Sob Quarentena para a praga quarentenária presente Bactrocera carambolae (mosca da carambola). Esta mosca ataca mais de 20 tipos de frutas. Como vizinho, todas as frutas do Pará estão impedidas de sair do estado. Prejuízo grande.

Massa
Em função do menor preço do trigo, a produção do grupo Hiléia já é maior no Paraná do que no Pará. Inicia lá a produção de espaguete e massa instantânea.

Militar
Emendas parlamentares garantem, agora em 2019, a construção de um prédio de três andares para abrigar a rápida expansão do excelente Colégio Militar de Belém.


Hotel
O Hotel Farol, com 73 anos de tradição em Mosqueiro, ganhará agora em dezembro, um livro contando a sua história de sucesso.

Visão
A Visão deve acelerar os pagamentos dos créditos. Deve pagar à vista os créditos trabalhistas. Deve fazer uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) para o pagamento dos créditos quirografários. E deverá renovar os contratos vinculados ao Banco da Amazônia. Tudo para conseguir homologar, na Justiça, o seu plano de Recuperação Judicial.

Contas
Objetivando a formação de cidadania, o TCE realiza o I Concurso de Redação Prêmio Auditor Armando Dias Mendes. Há empenho pessoal de Lourdes Lima e Nelson Chaves. Participam desta edição, 117 redações de alunos de várias regiões do estado. O resultado será divulgado no site do TCE, no dia 30.

Mercedários
A UFPA já elaborou um anteprojeto para o restauro do Convento dos Mercedários. Aguarda os editais, do governo federal, para efetuar o detalhamento e captar os recursos necessários à sua execução. A intenção da UFPA é incluir a Igreja das Mercês nas propostas a serem apresentadas.

Abaetetuba
Ainda neste ano, o Banco da Amazônia deve aprovar um FNO para construção de um lojão do Líder, em Abaetetuba.

Voo
Inauguração, em dezembro, da Pizza Hut na praça de alimentação do aeroporto de Belém, operada pelo franqueado Rubens Magno. E no terraço panorâmico, o Bar do Snoop. O novo acesso de embarque de Val-de-Cans estreia no dia 15 de dezembro.


Marina
Ainda neste ano estará operando a Jet Marina, na Bernardo Sayão, ao lado do antigo Iate Clube. Capacidade para 500 embarcações. Bar sunrise e restaurante sunset, exclusivos para os condôminos.

São Brás
A Codem promete, para este mês, o lançamento do edital para PMI - Procedimento de Manifestação de Interesse para explorar comercialmente o Mercado de São Brás.

Paragominas
A Juparanã, produtora de grãos com unidade em Paragominas, via FNO, vai ampliar os seus armazéns.

Iate
Em dezembro, será lançado edital de PMI para a área do antigo Iate Clube. Já o Espaço Palmeira será relançado, já que na primeira vez não houve interessados.

Parque
O Parque Ita ficará operando normalmente ao lado da Basílica, até o dia 25. Com a volta do estacionamento, reabrirá a concorrida agenda de casamentos na igreja.

Medicina
Será no dia 2 de dezembro, o vestibular para o curso de Medicina da Famaz. São 140 vagas e mensalidade de 8.700 reais. O MEC deve liberar 10 vagas para o Fies e 20 para o Prouni.

Outeiro
São apenas 20.527 votantes, porém o esforço da Prefeitura de Belém em mudar o placar do 1º turno, transformou em disputa simbólica o 2º turno em Outeiro. Resultado: Helder (10.247) e Márcio Miranda (4.666). Abstenção grande.

Festa
Bernard Teixeira tem promovido festas diferentes de aniversários e casamentos no rio Guamá, a bordo da imensa balsa “Mykonos”. Agora em dezembro, haverá programação intensa.

Hospital
Com 65 anos de operação, o Hospital Adventista de Belém vem batendo o recorde financeiro nos últimos dois anos. É filantrópico e reinveste todo o resultado no próprio hospital.

Luxo
O prédio residencial IL Pagio, que a Quadra constrói na Doca com Pedro Álvares Cabral, terá 30 andares, com apartamentos de 620 metros quadrados, com seis vagas de garagem e 11 vagas para visitantes. Lazer completo inclusive com quadra de tênis.

Casa nova
O concorrido clínico geral Salomão Kahwage inaugura consultório novo, agora em dezembro, na Clínica Amaral Costa, na Antônio Barreto.

Preço Baixo
O empresário Gean Freitas promete para maio próximo, a loja do Preço Baixo Meio a Meio, na Senador, antigo ponto da RR Chevrolet, incluindo o vizinho João Garrido. Loja de 5.400 metros quadrados com 250 vagas de estacionamento.

Atacado
A Assaí Atacadista desistiu da área da Sanave, na Pedro Álvares Cabral.

Beleza
No dia 29, às 20h, na Casa Mia, acontecerá o segundo Workshop de Automaquiagem por Nay D’Oliveira. A maquiadora e produtora de conteúdo promete uma noite divertida e cheia de dicas profissionais para quem ama o universo da beleza. As inscrições online iniciarão amanhã.

Jornalismo
A região Norte não tem nenhum jornalista entre os finalistas do V Prêmio Petrobras de Jornalismo. Os vencedores serão conhecidos no dia 27.

Televisão
A NET abriu o sinal, até amanhã, dos canais Fox Premium, que está exibindo a série “Outlander”, e NOW, com as produções originais “Pose”, “Impuros” e “Me chama de Bruna”.

Prazo
Já está valendo. Alteração de lei estabelece que, na contagem de prazo, estabelecido por lei ou pelo juiz, para a prática de qualquer ato processual, inclusive para a interposição de recursos, serão computados somente os dias úteis.

Gastronomia
O Museu Emílio Goeldi promove a 15ª edição do Festival de Gastronomia Inteligente. Neste domingo, no Parque Zoobotânico, serão realizadas palestras, oficinas e feiras, que vão contar com a participação de quem se dedica à produção de alimentos orgânicos.

Formosa
O empresário José Oliveira incorporou a área da igreja vizinha, na Barão de Igarapé-Miri, e ampliou ainda mais o espaço da futura loja do Formosa-Guamá. Serão oito mil metros quadrados em dois pisos.

EM ALTA
Icoaraci
Chegou à Seurb o projeto do novo lojão do Líder, em Icoaraci, na Manoel Barata com Berredos. Coisa grande.
Energia
Na nova arrumação de gestão, Mauro Chaves assumiu a controladoria da Celpa.
Vereador
O pastor Paulo Queiroz, da Igreja Quadrangular, reassumirá, em fevereiro, vaga na Câmara de Belém.

EM BAIXA
Carne
A indústria frigorífica paraense ficou de fora dos exportadores de carne brasileira, para a Rússia.
Prejuízo
Sacrificar o sono afeta a cognição. Difícil de ser notada, mas muito presente nos resultados.
Fake
Nas praças e calçadas de colégios de Belém: o carrinho, o cartaz e o preço são Kibon, mas o picolé é fake. Cuidado.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias