plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ELAS

Câncer anal: descubra os sinais e sintomas da doença

A Sociedade Estadunidense de Câncer estima que cerca de 8.000 pessoas foram diagnosticados com casos de câncer anal no ano de 2017, sendo que 1.000 pessoas morreram por causa dessa doença. O câncer anal é uma neoplasia (tumor anormal) que cresce na extre

A Sociedade Estadunidense de Câncer estima que cerca de 8.000 pessoas foram diagnosticados com casos de câncer anal no ano de 2017, sendo que 1.000 pessoas morreram por causa dessa doença.

O câncer anal é uma neoplasia (tumor anormal) que cresce na extremidade do reto. A doença é um tumor raro e incomum. Geralmente a metade dos cânceres anais é diagnosticado antes de disseminar do local primário. No entanto, de 13% a 25% dos tumores são diagnosticados já com o câncer bem avançado e 10% em metástase (quando a doença alcança outros órgãos).

A taxa de sobrevivência para um paciente com câncer anal, estima-se que seja de 60% para os homens e 71% para as mulheres. O prognóstico dependerá do estagio da doença, quando é detectado no início, este câncer é tratável.

A maioria dos cânceres anais é diagnosticada em pessoas com mais de 60 anos. Antes dos 35, o câncer é mais comum nos homens. E após os 50, é considerado mais comum em mulheres maduras.

A taxa de incidência desse tipo de câncer é 6 vezes maior nos homens solteiros que em homens casados. Além disso, acredita-se que o sexo anal esteja relacionado com o desenvolvimento do tumor. Outro fator de risco é a infecção anal com o papilomavírus humano (HPV). Esta infecção que produz verrugas genitais é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer. Já os pacientes imunocomprometidos (portadores de HIV), são mais propensos a desenvolver o câncer anal.

O sintoma mais comum associado ao câncer anal é o sangramento. Geralmente, as lesões cancerígenas não doem, por isso passam despercebidas durante muito tempo.
Outros sinais e sintomas podem incluir:

  • dor ou pressão na região anal;
  • diarreias incomuns;
  • protuberância ou proeminência estranha perto do ânus;
  • mudança nos hábitos intestinais;

Os check ups anuais são muito importantes depois dos 40 anos. Tanto para homens como para mulheres devem investigar uma lista de doenças, e o câncer anal é uma delas.

(Com informações do site Fabiosa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias