plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Campanha de prevenção do diabetes será realizada em shopping de Belém

Prevenir e estimular a busca ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2. Esses são os principais objetivas da campanha que será realizada nos dias 1 e 3 de novembro, das 10h às 22h, no Boulevard Shopping Belém. A programação é uma iniciativa da ADJ Diabete

Prevenir e estimular a busca ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2. Esses são os principais objetivas da campanha que será realizada nos dias 1 e 3 de novembro, das 10h às 22h, no Boulevard Shopping Belém. A programação é uma iniciativa da ADJ Diabetes Brasil com a Associação dos Diabéticos do Estado do Pará (ADEPA).

Em casos de resultados alterados da glicemia, acima de 99mg/dL (jejum) e de 140mg/dL (2 horas após refeição ou aleatório) as pessoas já serão encaminhadas para o balcão de orientação no próprio evento, onde receberão informações básicas sobre o diabetes e orientadas a procurar um serviço de saúde.

Importância da família

As ações este ano estão alinhadas com a temática da Federação Internacional de Diabetes: Família e Diabetes. Nele, ressaltando que o diagnóstico do diabetes costuma se apresentar de forma bastante impactante na vida da pessoa e de toda família. É justamente nesta fase que se abrem possibilidades para a família repensar seu estilo de viver, rumo à busca de uma vida mais saudável para todos.

A família desempenha um papel fundamental no processo de aceitação do diabetes e este não deve ser motivo de desestruturação familiar, pelo contrário, pode ser decisivo na escolha de uma vida mais saudável para todos. Mas é preciso achar o ponto de equilíbrio entre amor e limites, e assim colaborar para o desenvolvimento do senso de responsabilidade frente ao tratamento, facilitando o processo de independência inerente a todo ser humano.

As ações terão o intuito de promover o aumento da consciência do diabetes, para que as pessoas se atentem à causa e possam prevenir a condição como também possíveis complicações de quem ainda não foi diagnosticado, ou se a condição já é pré-existente, alertar sobre os riscos de um mau controle do diabetes.

Números preocupam

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quarto país em número de pessoas com diabetes no mundo, representando cerca de 16 milhões de pessoas com a doença e responsável por 106.600 mortes por ano.

De acordo com dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), publicada este ano, o percentual de mulheres de Belém que apresentaram diagnóstico médico de diabetes aumentou 33,3%, entre os anos de 2006 e 2017.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federationa (IDF) em parceria com a Organização Munidal de Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, com o objetivo de promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade, além de atender gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias