plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Urnas substituídas, vendas de bebidas e crimes eleitorais registrados no Pará

O segundo turno das eleições 2018 apresentou problemas desde o início da manhã deste domingo (28) após a abertura dos portões das escolas eleitorais: urnas defeituosas, prisões e denúncias de compras de votos. As eleições terminam às 17h em todo o país.

O segundo turno das eleições 2018 apresentou problemas desde o início da manhã deste domingo (28) após a abertura dos portões das escolas eleitorais: urnas defeituosas, prisões e denúncias de compras de votos.

As eleições terminam às 17h em todo o país. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), 45 urnas eletrônicas foram substituições em 23 municípios paraenses até às 16h40.

O TRE informou ainda que a previsão é divulgar o resultado das eleições no Pará às 20h30.

A Polícia Federal informou que não houve nenhum caso de flagrante delito que ensejasse a imediata instauração de inquérito policial pela PF, neste domingo (28), até às 17h.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), até 17h20, foram registradas 94 ocorrências envolvendo crimes eleitorais, sendo os mais predominantes a boca de urna, distribuição de material irregular de campanha e transporte irregular de eleitores.

No interior, foram registrados crimes eleitorais no Acará, Medicilândia, Goianésia, Santa Maria das Barreiras e Melgaço, sendo os mais comuns a compra de voto, boca de urna e transporte ilegal de eleitores.

O Centro Integrado de Operações (CIOP) registrou 99 denúncias de crimes eleitorais na região metropolitana de Belém, sendo a maioria comercialização de bebida alcoólica.

A Segup registrou 87 pedidos de apoio de autoridades, juiz e/ou promotor eleitoral. As demandas são, na maioria, o redirecionamento de militares para locais com maior necessidade.

ELEITOR EMPURRA MESÁRIA

Um eleitor, ainda não identificado, usou celular dentro da cabine eleitoral e empurrou uma mesária, que tentou impedi-lo de filmar, na Escola Manoel Leite Carneiro, bairro Tenoné, em Belém. No vídeo registrado pelo eleitor, ele afirma que tentava votar para o cargo de presidente, mas teve o voto anulado. Revoltado e com o celular em mãos, ele percorre a sala onde estavam outros eleitores e pergunta em quem irão votar.

Leia também:

É importante ressaltar que o autor do vídeo estaria digitando o número de um candidato que não estava registrado para o referido o cargo, por esse motivo a mensagem “voto nulo” aparecia na urna eletrônica.

A juíza eleitoral determinou uma busca ao eleitor para realizar a autuação em flagrante. Caso não seja possível dentro do prazo de 24 horas, será instaurado um procedimento criminal.

A respeito desse caso, o TRE-PA informou que o eleitor vai responder criminalmente por obstrução e por ter imputado dados falsos à Justiça Eleitoral.

URNA COM PROBLEMA

Um dos exemplos foi na escola Dr. Celso Malcher no bairro Terra Firme, também em Belém, eleitores afirmam que precisaram esperar quase uma hora até que a urna da seção 364 funcionasse. Eles afirmaram que o aparelho estaria travando e, em alguns casos, não estaria mostrando a foto do candidato.

COMPRA DE VOTOS

Duas pessoas foram detidas no município de Acará, nordeste paraense, suspeitos de compra de voto. Após denúncias, equipes da Polícia Militar chegaram em Anderson Batista da Conceição, que se apresentou como responsável da compra de votos para um candidato. A segunda pessoa detida ainda não teve a identidade revelada.

DENÚNCIA

Já na capital paraense, eleitores denunciam a compra de votos em uma escola localizada na travessa Humaitá, entre a avenida 25 de Setembro e avenida Almirante Barroso, no bairro Marco, em Belém.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias