plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ibama dá autorização para Hydro usar bacia de rejeitos

O Ibama autorizou nesta sexta-feira (5) a utilização do sistema com filtros-prensa no Depósito de Resíduos Sólidos (DRS1) da Hydro Alunorte. A decisão, que possui caráter excepcional, acontece dois dias após a empresa anunciar o encerramento de suas ativi

O Ibama autorizou nesta sexta-feira (5) a utilização do sistema com filtros-prensa no Depósito de Resíduos Sólidos (DRS1) da Hydro Alunorte. A decisão, que possui caráter excepcional, acontece dois dias após a empresa anunciar o encerramento de suas atividades no Pará devido ao embargo que proibia o uso da tecnologia e, parcialmente, as operações da empresa.

Vale lembrar que O TE (termo de embargo) do IBAMA permanece sobre o DRS2, assim como esse depósito ainda não está licenciado pela Semas, fazendo prevalecer o embargo judicial, que está condicionado ao licenciamento ambiental do DRS2, que nunca foi feito e ainda está tramitando na SEMAS.

A mineradora, que atua em pelo menos três cidades paraenses, está operando com metade de sua capacidade desde março, após a Justiça deliberar sobre o vazamento deliberado de rejeitos químicos no leito do rio Pará, em Barcarena, nos dias 16 e 17 de fevereiro, comprovado pelo Instituto Evandro Chagas. A Hydro também foi multada em R$ 150 milhões por danos ambientais pelo judiciário.

A mineradora anunciou essa semana que paralisaria as atividades no Estado. O encerramento deixou mais de 4 mil trabalhadores apreensivos.

Em nota, a Hydro informou que a decisão “estenderá a vida útil da área de disposição de resíduos de bauxita DRS1 e permitirá que a Alunorte continue suas operações de forma segura”.

Disse ainda que trabalhará com a SEMAS, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, para obter autorização para uso do filtro prensa no DRS1. “Este filtro gera resíduos empilháveis com consideravelmente menos conteúdo de água do que o filtro de tambor. Depois de receber essa autorização, a Alunorte poderá reiniciar a operação com 50% da capacidade”, afirmou a empresa.


Hydro responde

Em nota, a Hydro informou que a refinaria de alumina Alunorte foi autorizada pelo IBAMA, a utilizar sua moderna tecnologia de filtro prensa no processamento de resíduos de bauxita, o que estenderá a vida útil da área de disposição de resíduos de bauxita DRS1 e permitirá que a Alunorte continue suas operações de forma segura.

Após a decisão do IBAMA, a Alunorte trabalhará com a SEMAS, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, para obter autorização para uso do filtro prensa no DRS1. Este filtro gera resíduos empilháveis com consideravelmente menos conteúdo de água do que o filtro de tambor. Depois de receber essa autorização, a Alunorte poderá reiniciar a operação com 50% da capacidade.

Diz ainda a nota que desde 1º de março a Alunorte opera com 50% de sua capacidade, seguindo ordens da SEMAS e do sistema judicial. Consequentemente, a mina de bauxita de Paragominas e a planta de alumínio da Albras também reduziram a produção em 50%.

A Hydro afirma ainda que em 5 de setembro, a Alunorte assinou dois contratos representando um marco para retomar as operações normais. Os contratos incluem um termo técnico de Conduta Ajustada (TAC) assinado entre a Alunorte - Alumina do Norte do Brasil SA, a Norsk Hydro do Brasil Ltda, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), o Governo do Estado. Pará, representado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). Além disso, foi assinado um Termo de Compromisso (TC) social entre a Alunorte - Alumina do Norte do Brasil SA e o Governo do Estado do Pará. O TAC regula certas melhorias técnicas, auditorias, estudos e pagamentos de cartões de alimentos para famílias que vivem na área hidrográfica do rio Murucupi, enquanto o TC aborda esforços adicionais e investimentos relacionados ao desenvolvimento social das comunidades em Barcarena.

(Com informações do Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias