plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hoje é dia de comemorar São Cosme e Damião; saiba mais sobre eles

Dois dos mais populares santos da Igreja Católica são celebrados nesta quinta-feira (27). Cosme e Damião são celebrados pela criançada e a história tem muito sincretismo entre as religiões. A história dos santos diz que eles eram dois irmãos gêmeos e mora

Dois dos mais populares santos da Igreja Católica são celebrados nesta quinta-feira (27). Cosme e Damião são celebrados pela criançada e a história tem muito sincretismo entre as religiões. A história dos santos diz que eles eram dois irmãos gêmeos e moravam na Ásia menor curando pessoas e animais sem cobrar nada pelos serviços.

SINCRETISMO

Embora muito popular entre os católicos, as religiões de matrizes africanas também celebram o irmãos e tudo começou após a colonização do Brasil onde os negros africanos ao chegarem trouxeram consigo seus costumes e crenças.

No entanto, por imposição da igreja católica, foram proibidos de praticá-los dando origem ao sincretismo religioso. Assim, os escravos haviam notado que algumas histórias de santos eram parecidas com as lendas dos orixás, surgindo uma oportunidade de se manter viva as tradições africanas tocando os tambores a os orixás dizendo que era os santos católicos.

LENDA

Diz a lenda africana que os Ibejis são duas crianças gêmeas e representam a inocência e pureza de toda criança. De ante do fato de serem gêmeas iguais aos irmãos são Cosme e são Damião e fazerem curas, por isso o ato de sincretizá-los.

Com este sincretismo veio a distribuição de bombons a criançada que dependendo da religião tem a forma diferenciada de fazer. "Os erês que são entidades crianças e por tanto são considerados pelos filhos da religião afro os mensageiros dos orixás, no dia 27 de setembro nas casas de matriz africana se louva os erês e se faz a distribuição de bombons que está associada a levar alegria as crianças e pagar promessas, muitas pessoas fazem pedidos a essas entidades, pedidos esses como saúde, paz, conquistas como casa própria ou ter filhos e quando alcançam a graça em forma de gratidão doam bombons as crianças e as casas de umbanda e candomblé além de doarem os bombons é de costume fazer caruru uma comida feita de quiabo, farinha e dendê para homenagear os erês pertencentes a falange de Ibejis", explica o espiritualista Lucas Irain, Babá Alá Omín.

DISTRIBUIÇÃO

Existente há 72 anos a casa de Santo Teucy comemora a data desde 1958 com a distribuição de bombons no município de ananindeua. Todo dia 27 de setembro é feita a distribuição de bombons e o toque festivo aos erês.

Todos os anos, Filas se formam na frente da casa de Teucy para alegria dos êres (Foto: Divulgação)

Para garantir a alegria da criançada durante todo o mês de setembro é feita uma campanha de arrecadação de bombons, biscoitos, pipocas e guloseimas que envolve toda a comunidade.

"Na semana do dia 27 os filhos da casa vão ao térreo fazer os kits de doces que deram para entregar as crianças. No dia todos os filhos vão para a casa mais cedo arrumar a logística de entrega dos bombons e demais preparativos da festa. Na festa todos os filhos se preparam para receber seus erês e comer os doces, cantar, brincar e abençoar todos os filhos", ressaltou Lucas.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias