plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna deste domingo (23)

Pequena temporada de cruzeiros em Belém Na pequena temporada de cruzeiros em Belém que iniciará no dia 27 de novembro, com o “Prinsendam” (retorna em 5 de março), o italiano “MS Viking Sea” fará duas chegadas - 11 de dezembro e 1º de janeiro. Ainda em ja

Pequena temporada de cruzeiros em Belém

Na pequena temporada de cruzeiros em Belém que iniciará no dia 27 de novembro, com o “Prinsendam” (retorna em 5 de março), o italiano “MS Viking Sea” fará duas chegadas - 11 de dezembro e 1º de janeiro. Ainda em janeiro, o “Draemer” virá no dia 23 pela primeira vez a Belém. E o “Veendam” no dia 20 de fevereiro. Belém continua perdendo muito por ser o único destino amazônico em que o navio não aporta por carência de calado. Macapá, Santarém e Manaus levam vantagem competitiva.

Faz do Círio um carnaval

Paulo Morelli, com certeza, se esforça para deixar a Berlinda a mais bonita possível. Enquanto que a equipe do Banco do Brasil trabalha há anos para destruir a decoração da Berlinda usando ícones carnavalescos - confete e serpentina. Dizem que a ação do banco é coordenada por um funcionário que não gosta da Santinha, e muito menos dos paraenses. Claro, com a conivência da Superintendência.

Acrópole em destaque na Unesco

Colégio Acrópole participou do Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas da Unesco, em Salvador. O Acrópole foi destaque por ter um de seus projetos pedagógicos selecionado para revista do Pea-Unesco: com o tema Azulejaria, desenvolvido pelos alunos do 8º ano e com orientação da professora Simone Andrea. Aliás, o Acrópole acaba de fechar convênio com a Vale.

Inovação e empreendedorismo

Fortalecendo a excelência na gestão, o Sebrae no Pará tem buscado novas formas de se aproximar dos empreendedores de micro e pequeno portes. Uma delas, dentro do programa “Conselho de Portas Abertas”, será transmitir ao vivo a reunião do CDE, nesta quinta, via redes sociais. A pauta será debatida dentro do Sebrae Lab – novo espaço de tecnologia, inovação e fomento a negócios, desenvolvido na sede em Belém.

Marahu

É triste de ver a total devastação que ocorre na região da praia de Marahu, em Mosqueiro. O madeireiro manauara Abraão dos Santos Wariss está montando inclusive porto improvisado. Enquanto isso, o Ibama continua empenhado em descobrir se a onça encontrada no Alphaville é selvagem ou de cativeiro.

Mateus

Bem adiantadas as negociações: por aluguel, o Grupo Mateus deve ficar com os pontos do Belemzão, na Augusto Montenegro e BR-316. Concretizado, o Belemzão ficaria operando apenas o ponto da Pedro Álvares Cabral.

Verde

O novo paisagismo da Praça Magalhães, dentro do Projeto Belém Porto Futuro, leva a assinatura da arquiteta Márcia Lima.

Parque

O Parque Belém Porto Futuro será totalmente inaugurado em dezembro, segundo o Ministro da Integração, Pádua Andrade.

Marabá

A Faculdade dos Carajás, em Marabá, alcança o seu sexto curso de graduação: além de Direito, ADM, Contabilidade e Enfermagem, o MEC acaba de liberar Psicologia (bacharelado com 200 vagas) e Estética e Cosmética (tecnológico com 200 vagas).

Vestibular

A Fibra traz novidades no seu vestibular tradicional. Curso de Direito matutino e turno vespertino para os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição. São 1.965 vagas distribuídas entre 12 cursos de graduação.

Abaetetuba

A Esamaz começará a funcionar em 2019, em Abaetetuba, com os concorridos cursos de Direito e Enfermagem.

Direito

A Fabel, agora com campus na Governador (antiga TV Guajará/Marajoara), fará vestibular em novembro, para 100 vagas no curso de Direito e 100 no seu novo curso de ADM.

Voo

O brigadeiro Ricardo Campos, comandante da Ala 9, articula com a Prefeitura uma praça de contemplação na Arthur Bernardes, ao lado da cabeceira da pista principal de Val-de-Cans. Hoje a área é bastante concorrida, porém sem a segurança necessária.

Argumento

Amanhã, às 22h40, no Argumento da RBA: o consultor de e-Social, Michel Padinha. E a arquiteta e empresária de Moda, Érika Mafra.

Burrata

Restam poucas vagas: o FestBúfalo oferece dois cursos técnicos de alto nível. O italiano Angelo Citro vai ensinar a fabricação de burrata, mozzarella e scarmoza. E o argentino Carlos Cañameras, diversos tipos de queijo inclusive para fazer em casa. De 4 a 6 de outubro, na Ufra.

Carne

A Mercúrio vai trazer Roberto Barcelos, o badalado especialista em carnes, para o lançamento de seu novo produto Baby Black Buffalo, no FestBúfalo e na SuperNorte.

Saneamento

João Augusto Rodrigues fará palestra em Oficina para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico para14 municípios e seus conselheiros municipais.

Saúde

Gustavo Borges um dos maiores nomes da natação mundial, estará em Belém, no dia 24 de outubro, com a palestra Atitude de Campeão, no 1° Congresso Multiprofissional da Saúde, promovido pela Esamaz.

Indianas

O Jardim Secreto abriu uma exposição de toalhas de mesa, capas de sofá e colchas de cama em algodão indiano que são verdadeiras obras de arte. Os desenhos exclusivos são pintados à mão.

Patrocínio

O Grupo Líder adotou três novos patrocinados: a seleção oficial de futebol de Igarapé-Miri, o Águia de Marabá e também o Círio de Marabá.

Guamá

O Grupo Líder está negociando terreno grande no bairro do Guamá, para mais uma loja em Belém.

Líder

O Grupo Líder parte para retrofit completo da sua loja Praça Brasil. Incluirá o mix completo de suas operações.

Matemática

Rafael Renan Souza Moura, 14 anos, aluno da Escola Municipal do Campo José Henrique de Araújo, em Castanhal, ganhou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática nas escolas públicas. Participará do Programa de Iniciação Científica - PIC Jr. A escola e o professor também foram premiados.

Planejados

Ana Júlia Salheb, franqueada da Celmar em Belém, começará em outubro as obras do novo showroom da loja de planejados, em projeto assinado por Ana Paula Rocha.

Castanheira

O lançamento do projeto de retrofit do Castanheira ocorrerá nesta quinta, no auditório Jerônimo Rodrigues, na sede do Grupo Líder.

Moda

A Norte Comunicação está organizando a primeira edição da Semana de Moda Castanheira, de 2 a 4 de outubro, com participação de influenciadores digitais, colunistas, atrações nacionais e o que há de mais novo na produção de moda.

Turismo

A operadora inglesa Explore, em parceria com a Amazon Service, passou a trazer, via TAP, grupos específicos interessados no Marajó e Baixo Amazonas.

Companhia

Começará agora em outubro, a obra da nova fachada da Companhia Belém Academia pela Rua Belém, em projeto do escritório Perlla et Jr.

Grêmio

Nesta quinta, o Grêmio Português completará 151 anos de fundação e comemora com um concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, com o maestro luso Cesário Costa e participação do maestro paraense Miguel Campos Neto.

Marinha

O Navio Patrulha Oceânico “Apa”, sediado no Rio, está no porto de Belém até terça, e aberto à visitação pública. O navio possui um helicóptero Esquilo embarcado.

Lançamento

A Quadra lança agora, na semana do Círio, o sofisticado Quadra Braz Corporate, o primeiro prédio comercial na Braz. Serão 170 salas em 16 andares.

Remédio

A rede Pague Menos ficou com a esquina da Serzedelo com Mundurucus, onde funcionou a Fábio Joias. Vai ampliar consideravelmente, o ponto que já possui ao lado.

Coca

Márcio Dimas Vasconcelos deixou a diretoria de Marketing do Grupo Simões/Coca-Cola.

Família

Um dos maiores juristas brasileiros, o gaúcho Rolf Madaleno, autor do clássico “Direito de Família”, em sua última edição cita o livro do paraense Leonardo Amaral Pinheiro da Silva.

Atacarejo

O lojão do Supermercado Meio a Meio Preço Baixo, na Senador, antigo ponto da RR Chevrolet, vai inaugurar em alto estilo em maio de 2019. Uma série de inovações.

Cerveja

A AmBev lança a cerveja Nossa, feita de mandioca, com preços até 40% menores que as da Skol. Foco no Norte e Nordeste.

Fafá

Neste ano, os convidados de Fafá de Belém acompanharão a Romaria Fluvial no barco “Borari”. A Varanda na Estação, sarau e almoço do Círio no Quinta de Pedras. Tudo com mobiliário Tramontina.

Bora!

Amanhã, o Banco do Amazônia lançará o segundo episódio da websérie “Bora! Do semear ao alimentar”. Destacando a cadeia produtiva de alimentos sustentáveis desenvolvidos na região.

Triatlo

Patrocinado pelo Banco da Amazônia, o triatleta Danilo Pimentel foi um dos cinco participantes internacionais do Triatlo de Sines, ontem, em Portugal.

Lembrança

Ângela Sicilia agora é vice-presidente nacional da Confraria dos Restaurantes da Boa Lembrança, entidade de sucesso com 97 associados em todo o país. E o chef Sandro Mota, do restaurante santareno Dom Mani, é diretor regional Norte.

Eventos

Diferente de outros estados, o Governo do Pará não repassa nenhum centavo para que o Convention & Visitors Bureau faça captação de eventos. Só a Para 2.000 é mantenedora. A Setur, por incrível que pareça, deixou de ser associada há algum tempo. O turismo de negócios é o que mais gera tributos.

Monografia

A Caixa disponibilizou nova versão do regulamento do 2º Prêmio FGTS de Monografias. Está disponível no www.caixa.gov.br. As inscrições para o concurso foram prorrogadas até o dia 22 de outubro.

Guitarrada

O grupo carioca Noites do Norte faz show hoje, no Espaço Cultural Apoena, para lançar o EP “Macaréu”, numa homenagem a Mestre Vieira e Dona Onete, com participação especial de Félix Robatto e Juca Culatra. A partir das 19h.

Judeu

A partir de abril de 2019, a TAP fará voo diário e direto entre Lisboa e Tel Aviv. Usando o novo modelo A321 neo da Airbus.

Miriti

Uma das mais lúdicas homenagens ao Círio é a exposição “Canoas de Promesseiros”, realizada pelo TCE nos espelhos d’água que ornam a sua sede. Lourdes Lima e Nelson Chaves, este, idealizador, acompanham todos os detalhes da produção para inaugurá-la no dia 4.

EM ALTA

Flor

A decoração da Praça Santuário, neste Círio, terá a criatividade e bom gosto de Fátima Petrola.

Balão

Magazan distribuirá 160 mil balões nas procissões do Círio.

Lente

Ótica Cristal, de Mário Brito, será inaugurada em outubro, no mix do Pátio Belém.

EM BAIXA

Açaí

O MPF, no Amapá, pediu na Justiça que a Sambazon deixe de utilizar o açaí até que consiga autorização do MMA.

Gastronomia

Mesmo com muitas reuniões, em véspera de eleição, não saiu a licença para o Centro Global no Utinga.

Ruinas

O Círio chega e a antiga sede da Fumbel, colada à Sé, cai aos pedaços, além de servir de abrigo a drogaditos.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias