plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Capital ganha uma nova opção de trânsito: a Rua Belém

A capital ganhou uma nova via para o tráfego de veículos na tarde de ontem (20). É a rua Belém, situada no bairro do Reduto que começa na avenida Visconde de Souza Franco, e segue até a Praça Waldemar Henrique. Como parte da obra do projeto Belém Porto Fu

A capital ganhou uma nova via para o tráfego de veículos na tarde de ontem (20). É a rua Belém, situada no bairro do Reduto que começa na avenida Visconde de Souza Franco, e segue até a Praça Waldemar Henrique. Como parte da obra do projeto Belém Porto Futuro, a entrega foi feita pelo ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, que acompanhado de uma comitiva do ministério, fez uma visita técnica para acompanhar o andamento dos serviços no local.

O ministro visitou o canteiro de obras juntamente com diretores de engenharia do Ministério da Integração Nacional. O vice-prefeito de Belém, Orlando Reis, também esteve presente na inauguração da rua, que será mais uma opção para desafogar o trânsito na área. As obras do Belém Porto Futuro iniciaram em março deste ano e seguem a todo vapor. O projeto contempla, ainda, a construção de um parque urbano com serviços de entretenimento, cultura e lazer, o que deve gerar novos empregos e expandir o comércio formal e o turismo na cidade.

O ministro Pádua Andrade explicou que a obra é uma das principais prioridades do Governo Federal. “Belém foi agraciada com uma obra importante, de mais de 30 mil metros quadrados, numa região portuária um pouco esquecida”, lembra Pádua. “Uma obra na qual o ex-ministro Helder Barbalho iniciou toda mobilização e articulação política para garantir os recursos e hoje estamos dando continuidade e vendo que está tudo dentro do seu cronograma normal”, afirmou. A previsão é concluir os trabalhos em janeiro de 2019.

Andrade ressaltou ainda que, até dezembro, será feita a licitação do projeto para a segunda etapa do Porto do Futuro. “É uma nova opção de lazer para o povo de Belém, com estacionamentos, e dando mais qualidade de vida ao povo. Temos uma pesquisa que mais de 8 mil pessoas vão utilizar esse espaço diariamente”, reitera.


(Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará)

IMPORTÂNCIA

Vice-prefeito de Belém, Orlando Reis disse que a via estava historicamente esquecida e que agora está sendo devolvida à população. “Queria agradecer o ministro Pádua e o ex-ministro Helder Barbalho que conseguiu recursos para que a gente pudesse estar hoje aqui nesse momento. Essa obra devolve essa rua ao cidadão. Vai gerar lazer e trazer o turista para a nossa cidade”, garante. Além da Rua Belém, também já está concluída a construção da ponte sobre o canal da Doca, uma área de estacionamento e a reforma da Praça General Magalhães.

Os investimentos nesta fase inicial somam R$ 31,5 milhões, garantidos pelo Ministério da Integração Nacional. Hoje, na fase de execução, a obra está garantindo 300 empregos diretos. Quando concluída, vai gerar 2 mil empregos diretos e indiretos.

BELÉM PORTO FUTURO

O projeto visa a construção de um parque urbano com serviços de entretenimento, cultura e lazer, o que vai gerar novos empregos para a população e expandir o comércio formal. Inclui ainda outras obras de urbanização como estacionamentos, a recuperação da Praça General Magalhães e a construção da Praça do Futuro. Uma bacia de escoamento das águas pluviais do rio também está prevista para evitar alagamentos na região em época de chuvas fortes.

Para a segunda etapa do empreendimento a licitação do projeto deve ser liberada até dezembro deste ano. A arquitetura do Belém Porto Futuro será moderna e inovadora, com espaço de exposição de artesanatos, shows, teatros, quiosques com opções de comidas e bebidas típicas, espaço para lazer infantil, centro de convenções e estacionamento.

Além disso, serão implantados Wi-Fi, bancos para descanso, paisagismo e pontos para uso de energia gratuita. Também há a preocupação com a segurança, que será garantida com a instalação de posto policial, gradil ao redor do parque e sistema de monitoramento.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias