plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Como evitar dores na coluna

Uma dor na coluna pode ser provocada por uma série de fatores e a pessoa deve procurar um médico para saber as causas, mas existem medidas que podem ser tomadas para evitar. O estresse do dia a dia, a academia, a predisposição genética, a má postura... S

Uma dor na coluna pode ser provocada por uma série de fatores e a pessoa deve procurar um médico para saber as causas, mas existem medidas que podem ser tomadas para evitar.

O estresse do dia a dia, a academia, a predisposição genética, a má postura... São muitos os fatores que levam uma pessoa a ter dores na coluna. Segundo o ortopedista especialista em coluna e membro da Sociedade Brasileira de Coluna e Traumatologia – Regional Pará, Marcelo Brito, as dores nas costas, características de quem tem problemas de coluna, dificilmente são causadas por um só problema. “Em geral, é uma soma de fatores que passam despercebidos e que acabam lesionando a estrutura óssea”, explica.

Dependendo da idade e da gravidade da dor, o paciente pode desenvolver até três tipos de problemas: escoliose, hérnia de disco e artrose. A escoliose é a lesão mais simples e consiste em um desvio da curva da coluna no formato de “S”. É o tipo mais comum e atinge adolescentes entre 10 e 16 anos com dores espalhadas ao longo da coluna vertebral.

A hérnia de disco não é tão comum, mas é o tipo mais grave entre as lesões. Ocorre normalmente em pessoas com sobrepeso ou com idade entre 25 e 45 anos. O que caracteriza o problema é o prolongamento das dores por algumas semanas, descendo para as pernas e associadas à dormência e formigamento.

Além das pernas e braços as dores costumam se concentrar nas áreas cervical e lombar. O problema ocorre porque a vértebra força muito na hora de se movimentar, pressionado os ossos sobre a medula espinhal e nervos.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico pode se dar por meio de exame físico, radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Ao contrário do que muita gente pensa, a hérnia de disco pode ser tratada com redução de peso, medicação, fisioterapia e postura correta. Somente os casos mais crônicos – em torno de 5% dos pacientes - são submetidos à cirurgia. Marcelo Brito atenta para os novos métodos cirúrgicos vídeo endoscópicos, muito mais simplificados e menos invasivo do que o corte aberto. “A anestesia é local, o risco pequeno e o paciente se recupera em no máximo duas semanas”, explica.

Já a artrose, que costuma a cometer pessoas a partir de 55 anos, pode atingir qualquer parte do corpo, principalmente a coluna. É caracterizada pelo envelhecimento dos ossos e costuma ocasionar dor intensa. Quando mais grave pode provocar o bico de papagaio, que consiste no crescimento ósseo das vértebras. A correção da postura é fundamental no tratamento, assim como o uso de medicação e a prática de atividade física.

TRATAMENTO

A obesidade e o sobrepeso terão o seu primeiro Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). A formulação do documento está sendo feita em conjunto com a sociedade civil. Para isso, o Ministério da Saúde publicou em seu portal, uma enquete e está colhendo contribuições até o dia 11destemês.

O objetivo é o protocolo reunir recomendações para a assistência à saúde de usuários adultos com sobrepeso e obesidade, atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS).Para a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa, o documento ajudará a pasta na implementação das políticas públicas para o controle dessas doenças. “A participação de todos é importante neste momento, pois os usuários do sistema serão os beneficiados com atendimentos qualificados, recomendações adequadas e uma conduta terapêutica assertiva”.

O documento é instrumento para prevenção e controle da obesidade e sobrepeso no país, já que para deter o crescimento dessas doenças, por meio de políticas de saúde, é fundamental que os profissionais de saúde desenvolvam suas práticas de atenção à saúde com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Para participar da enquete, acesse o http://conitec.gov.br/enquetes. (Ministério da Saúde)

SERVIÇO

CUIDE BEM DA SUA COLUNA

  • Ao sentar encoste toda a coluna na cadeira, evitando flexionar para a frente
  • Evite o uso prolongado de celular, poiso pescoço baixo provoca dor na cervical
  • Não use travesseiro muito alto nem dobrado
  • Ao dormir, prefira deitar de lado comum travesseiro nas pernas
  • Crianças devem usar mochilas com até 10% do peso e presas ao corpo

"Em geral, é uma soma de fatores que passam despercebidos e que acabam lesionando a estrutura óssea” MarceloBrito - Médico Ortopedista

(Leidemar Oliveira / Diario do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias