plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna

TCE Cidadão avançaPioneiro, o TCE Cidadão, que Nelson Chaves propôs em 2011 e continua fazendo escola, avança no fomento da cidadania e do controle social. Agora foi lançado o concurso de redação “Auditor Armando Mendes”, cujos concorrentes serão os estud

TCE Cidadão avança
Pioneiro, o TCE Cidadão, que Nelson Chaves propôs em 2011 e continua fazendo escola, avança no fomento da cidadania e do controle social. Agora foi lançado o concurso de redação “Auditor Armando Mendes”, cujos concorrentes serão os estudantes do ensino público do ensino médio. Economista brilhante, Mendes foi um dos maiores pensadores da Amazônia. Outro notável que passou pelo TCE, o filósofo Benedito Nunes, também será homenageado, após proposta de Chaves. Será a vez dos professores da rede pública concorrerem, por meio de uma monografia, dessa vez com o nome do ícone da filosofia. Haverá premiação para ambos.

Liderança para o desenvolvimento regional
Começou por Itaituba o primeiro de uma série de encontros com lideranças regionais locais que participarão da implantação do Projeto Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional. O projeto, com metodologia do Sebrae, visa mobilizar, qualificar e integrar as lideranças locais para estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios com vistas ao desenvolvimento regional sustentável. A ação é uma parceria entre o Sebrae no Pará e o Consórcio Tapajós.

Novos talentos na propaganda
O Cesupa é a primeira instituição de ensino superior a emplacar duas estagiárias do curso de Publicidade e Propaganda no Projeto Crias da Casa, da CA Comunicação. Nesse mês já iniciaram no grupo de estágio de “pensadores criativos” da agência, no intuito de desenvolverem ações inovadoras no mercado. A parceria do projeto recebe apoio direto de Lilian Acatauassú e Sérgio Mendes.

Teatro musical paraense
A segunda temporada do espetáculo “O gênio dos musicais”, que narra a trajetória da vida de Howard Ashman, o cara que mudou radicalmente os roteiros e trilhas dos Estúdios Disney, foi sucesso no “Waldemar Henrique”. Casa cheia toda noite! O produtor e diretor Guál Dídimo, da Folhetim.art, promete, para breve, nova produção sempre inovando a cena do Teatro Musical Paraense! O espetáculo teve apoio da Academia de Música & Tecnologia. E no elenco de jovens estrelas da terra estavam Vinicius Fleury, Vagner Mendes, Yuri Avelar, Ayrsha Azevedo, Tainá Leite e Tárcila Mendes.

Varejo
O Supermercados Formosa, do Seu Zé e Dona Maria, em Belém do Pará, conquistou o 1º Lugar Nacional em Produtividade por Loja no respeitado Ranking Ibevar-FIA 2018.

Futuro
Helder pensou em todos os detalhes ao imaginar o Parque Belém Porto Futuro. Detalhes de modernidade: o espaço está sendo cabeado para oferecer Wi-Fi de qualidade grátis. E captação de energia solar para sustentar a superiluminação cênica.

Eventos
A Arquitetura de Eventos, de Fátima Petrola, agora é internacional. Foi credenciada a realizar eventos nos principais points da Europa. Por exemplo, está apta a assumir toda a organização de um casamento em Paris.

Voo
A TAP solicitou à Prefeitura autorização para gravar um documentário no Veropa, para divulgar em seus voos, como principal ponto turístico a ser visitado em Belém.

Parque
Confirmado: em janeiro, a Unama inaugurará o seu novo campus no mix do Parque Shopping, em plena Augusto Montenegro. Em 17 salas de aula, vai oferecer os cursos de Direito e Engenharias.

Gastronomia
A Unama promoverá em seu campus na Alcindo Cacela, no final de outubro, a 1ª Feira Gastronômica de Comidas Paraenses, inclusive com chefs de fora convidados.

Constitucional
O IV Congresso Brasileiro de Processo Constitucional ocorrerá no Hangar, de 20 a 22 de setembro, com participação de Lenio Streck (considerado o maior técnico em Hermenêutica Constitucional). Jaguiê Diniz será o coordenador do evento, que leva o selo do Grupo SER Educacional.

Mall
Lojas Americanas inaugurará loja agora no dia 30, no Coimbra Mall, logo no início da BR-316. Em setembro, será inaugurada uma unidade da Greco Forma.

Direito
O campus da Unama-Ananindeua receberá o curso de Direito em 2019. Equipe do MEC virá em setembro, para validar as instalações.

Argumento
O concorrido ortopedista Jean Klay Machado estará amanhã, às 22h, no Argumento da RBA.

China
O Pará é responsável por 88% da produção nacional de açaí, envolvendo 500 mil famílias. Agora, com apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a polpa do ouro negro desembarcou na China. Imagine se gostarem.

Açaí
A produção do açaí de várzea paraense ocorre 20% no primeiro semestre e 80% no segundo. O resto do Brasil consome o fino (8% de sólido). Já o paraense prefere o papa (14% de sólido). E haja água.

Castanheira
No projeto do novo Castanheira: um centro de convenções reversível em teatro com 3 mil metros quadrados. Aumento do mix de lojas e uma entrada alternativa pela Augusto Montenegro.

Magazan
O Magazan Casa será uma das sensações do novo Castanheira, ocupando 3 mil metros quadrados em três pisos, todo ambientado por arquitetos.

Líder
O Grupo Líder garante que em mais um ano de obras estará totalmente pronto o lojão da Quintino com Fernando Guilhon.

Música
Jeffersom Goldenberg entrou para o show biz. O empresário está lançando a banda The Beat, que tem repertório inédito focado no pop dance internacional, liderada por Gêh Rodriguez, ex-vocalista da Making Off. Doze apresentações já estão agendadas, em Belém e no Interior.

Doce
Nem só de massas vive o La Traviata. O tradicional restaurante italiano da família Sbrama faz sucesso, também, com as suas sobremesas. Agora, além do já famoso brownie, se destaca por lá o Sublime de chocolate com doce de leite.

Carteira
Finalmente, o Detran vai lançar no dia 1º de setembro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. Também lançará o talonário eletrônico, um aparelho portátil que será usado pelos agentes para registrar infração de trânsito, além de consulta sobre veículos e motoristas.

Depósito
Débora Goldenberg anuncia para setembro, a inauguração do novo depósito da Donna J., na Soares Carneiro. Com 600 metros quadrados, em projeto do arquiteto Roberto Neves.

Segurança
Em seminário sobre integração das redes das forças de segurança no país, foi proposta, pelo MCTIC, a utilização de uma banda da faixa de 700 MHz, destinada especificamente para defesa e segurança pública. Atualmente, a faixa de 700 MHz já está disponível em cerca de 68% dos municípios, incluindo todas as capitais.

Parauapebas
O paulista Circuito de Cinemas inaugurou o Cinema Art Movie, no Karajás Shopping, em Parauapebas. São três salas com capacidade para 160 lugares, stadium com mais conforto, projetor digital de última geração - uma das telas também para projeções em 3D.

Cerveja
O MasterChef Henrique Fogaça será chef convidado no South Beer Cup 2018 e III Festival Amazônico de Cerveja, de 6 a 9 de setembro, ao ar livre no Marine Club.

Negócios
Em 2019, a Unama lançará a sua Escola de Negócios, reunindo todos os seus cursos de gestão: ADM, Contabilidade, Economia e Tecnologia da Informação.

Tecnologia
Pela primeira vez ocorrerá no Pará, o Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), em sua 17ª edição. O IHC proporciona o compartilhamento de resultados de pesquisas e de ideias sobre trabalhos em andamento. De 22 a 26 de outubro.

Turismo
A CVC, franqueada para o paulista Luiz Walter, campeã no turismo emissivo brasileiro, inaugura loja no mall do Formosa-Umarizal.

Búfala
Tony Santiago vendeu suas lojas e operações da CVC no Pará e ficou só com o receptivo da empresa. As búfalas do Marajó e a Pousada dos Guarás voltaram a ser seu foco. Aliás, a Vila do Céu, em Soure, ganhou destaque na “Folha de S.Paulo”, depois de virar destino de fotógrafos.

Veropa
Em parceria com a Amazon Beer, a Baviera Boutique Bar receberá no domingo, 2 de setembro, a chef Lúcia Torres, titular da famosa Barraca da Lúcia no Veropa, com todas as suas delícias.

Jurídicas
A Academia Paraense de Letras Jurídicas realizará nos dias 13 e 14 de setembro, no auditório do TRT, o I Congresso da entidade, com a participação de inúmeros juristas do Pará e do Brasil. Na ocasião, haverá uma minifeira de livros para lançamentos e sessão de autógrafos.

Fibra
A Fibra fará grande evento no dia 8 de setembro, no Hangar, para comemorar os seus 15 anos de sucesso. Haverá outorga de medalhas da Ordem do Mérito Acadêmico. Finaliza com show de Fafá de Belém.

Biologia
O Campus do Guamá da UFPA sediará, entre os dias 3 e 6 de setembro, o VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (Enebio) e o I Encontro Regional de Ensino de Biologia–Norte (Erebio). Buscam reunir profissionais da Educação interessados em discutir os caminhos da pesquisa e do ensino da Biologia no Brasil e no mundo.

UFC
O paraense Antônio Arroyo, filho do professor João Cláudio Arroyo, da Unama, estreou ontem no Contender Séries Brasil, em busca de uma chance no UFC.

Lanche
No dia 6 de setembro, a Infraero realizará licitação para exploração de pizzaria e lanchonete em Val-de-Cans. Aliás, agora o aeroporto instituiu o selo “Compromisso com o Cliente”. Preços justos sem exploração.

Ananindeua
O campus da UFPA em Ananindeua vai completar, no dia 31, cinco anos de sucesso. A unidade oferece sete cursos de graduação, quatro especializações e um mestrado, além de projetos de pesquisa e extensão, e conta com mais de dois mil alunos.

Erudito
O Sarau do Museu da UFPA ocorrerá na sexta, às 18h, com a apresentação do Quarteto de Cordas da Escola de Música da universidade. No repertório, obras de compositores dos séculos XX e XXI. O grupo musical, desde 2016, sob a coordenação do violoncelista Cristian Brandão, atua na difusão da música erudita.

Justiça
O TJPA acaba de ativar a rede de dados em alta velocidade na comarca de Barcarena. Até setembro, o link de fibra óptica chegará a mais 10 comarcas: Abaetetuba, Anapú, Cametá, Itaituba, Mosqueiro, Paragominas, Redenção, São Miguel do Guamá, Tailândia e Tucuruí. Com isso, serão 15 as comarcas com fibra óptica.

Emérito
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA concedeu o título de Professor Emérito para o engenheiro, professor e pesquisador, doutor Gervásio Cavalcante, do Instituto de Tecnologia da instituição federal de ensino.

Braz
A Quadra Engenharia lançará, em setembro, o Quadra Braz Corporate. Com 16 andares e 170 salas comerciais. Serão quatro anos de obra. O primeiro prédio comercial na Braz, exatamente em frente ao cartório do 2º Ofício.

EM ALTA
Laboratório
As unidades do Laboratório Borborema passam a usar a marca Laboratório Ruth Brazão.
Polícia
A PM em Icoaraci ganhou casa nova. Ocupou as antigas instalações do ETN - Estaleiro Técnico Naval, na Rua do Cruzeiro.
Engenharia
O MEC autorizou o funcionamento do curso de Engenharia Civil (bacharelado) da Faculdade Reunida, de Redenção.

EM BAIXA
Abandono
A Setran jogou a toalha: não haverá mais tempo para mexer na rodovia Arthur Bernardes.
Patrimônio
A Seduc já reconheceu: restauro da sede do Instituto de Educação do Pará somente na próxima gestão.
Janelas
O tempo passou e nada da licitação para o espaço de restaurante na Casa das Onze Janelas. Inês é morta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias