plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Falta de estrutura afasta clientes do Espaço Palmeira

O Espaço Palmeira, no Centro Comercial de Belém, sofre com o abandono do poder público. O local abriga estacionamento e dezenas de boxes onde ficam trabalhadores informais que foram retirados há cerca de 10 anos da avenida Presidente Vargas, no bairro da

O Espaço Palmeira, no Centro Comercial de Belém, sofre com o abandono do poder público. O local abriga estacionamento e dezenas de boxes onde ficam trabalhadores informais que foram retirados há cerca de 10 anos da avenida Presidente Vargas, no bairro da Campina. No entanto, eles reclamam dos constantes alagamentos e do calor, além da ausência da clientela.

Vendedor espera pelos consumidores em meio a boxes fechados (Foto: Irene Almeida/Diário do Pará)

“Logo que viemos pra cá nos deparamos com esses problemas. Tinha que ajeitar o piso porque alaga tudo quando chove e subir a cobertura por conta da quentura. A Prefeitura de Belém disse pra gente que faria reformas, que nos daria condições para trabalhar aqui. Mas, até agora, nada. A gente que se reuniu para colocar as calhas d’água, que não tinham”, disse Aldene Rodrigues, 52 anos, vendedora de bordados.


Francisco Neves espera que a Prefeitura cumpra a promessa de melhorar o espaço (Foto: Irene Almeida/Diário do Pará)

Sem os problemas estruturais resolvidos, os trabalhadores sofrem com a falta de clientes. Em função disso, alguns deles utilizam os boxes apenas como depósito da mercadoria. Vendedor de artigos feitos com couro há 10 anos, Francisco Neves lembra que no início do mandato o prefeito Zenaldo Coutinho se reuniu com os trabalhadores.

“Na época, ele disse que havia outro projeto e que havia dinheiro para a conclusão dele. Até agora, não vemos nenhuma mudança”, comenta. Enquanto isso não ocorre, o artesão Walmir Gomes, 44 anos, afirma que somente quem tem freguesia fixa consegue se manter no Espaço Palmeira. “Nesse tempo que já estamos aqui já deveria ter melhorado. É um ponto bom, mas é um projeto falido”, diz.


Walmir Gomes diz que só quem tem freguesia fixa consegue se manter no espaço (Foto: Irene Almeida/Diário do Pará)

PAGAMENTOS

Segundo o livreiro Flávio Gonçalves, 44 anos, os ambulantes pagam taxas anuais para a Secretaria Municipal de Economia (Secon), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e um vigilante para tomar conta do espaço. Além disso, uma vez por mês ele promove a Feira do Gibi, com o objetivo de reunir colecionadores para vender, trocar e comprar.

“Há uma carência de locais assim na nossa cidade. Aqui é um espaço exótico, que deveria estar funcionando com a proposta de atrair as pessoas da rua, mas não houve adequação”, avalia. A aposentada Joana Maria, 75 anos, lamenta a situação do Espaço Palmeira. “Está muito decaído. Prometeram dar condições melhores aos trabalhadores, mas só jogaram eles aqui. Sem contar que é um patrimônio da nossa cidade, deveriam ajeitar isso”, afirma.

PREFEITURA DIZ

Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), afirma que o projeto de melhoria para o Espaço Palmeira está dentro da programação do Desenvolve Belém. O edital será lançado para selecionar proposta arquitetônica de modernização do espaço. Após a seleção da proposta, será realizada uma licitação para escolha da empresa que ficará responsável pelas despesas e execução da obra, além da administração do espaço, através de uma concessão.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias