plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Setransbel causa revolta após culpar pessoas com gratuidade por alto preço na tarifa

sO Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) decidiu nos ultimos dias lançar uma campanha crítica em relação às pessoas que tem direito a gratuidade nos transportes coletivos que está sendo repudiada por milhares de pessoas

sO Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) decidiu nos ultimos dias lançar uma campanha crítica em relação às pessoas que tem direito a gratuidade nos transportes coletivos que está sendo repudiada por milhares de pessoas e instituições paraenses.

Alguns vídeos e artes gráficas estão sendo compartilhados nas redes sociais e transmitidos pela televisão. Nas gravações é o órgão tenta convencer o público de que o elevado preço das tarifa de ônibus urbano em Belém deve ser atribuído às gratuidades que o serviço tem por dever ofertar. Veja o vídeo:

Reação

A campanha não pegou bem. A Associação de Mães e Amigos dos Autistas do Pará (AMAAP) veio a público apresentar sua indignação à campanha lançada pelo Setransbel.

Segundo a Amaap, a campanha veiculada passa uma mensagem à população que aparenta “confiabilidade”. No entanto, ao usar frases como “Dentro do ônibus todos os passageiros são iguais, mas os benefícios sociais como gratuidade e meia passagem tem impacto direto no valor da tarifa que você paga” e “se mais passageiros pagassem, a tarifa poderia ser menor”, a publicidade instiga a população a questionar a legitimidade dos direitos adquiridos por pessoas com deficiência, idosos e estudantes.

“O comercial que supostamente teria o intuito de informar à sociedade, na verdade parece ter a função de colocar os beneficiários da gratuidade como culpados pelas altas tarifas cobradas pelas empresas que possuem a permissão para ofertarem o serviço de transporte público em Belém. Além disso, o discurso do SETRANSBEL apresenta-se como raso e discriminatório, contribuindo para a incitação ao ódio contra dois nichos de cidadãos que já são muito marginalizadas na nossa sociedade, notadamente os idosos e as pessoas com deficiência”, afirma a associação.

A associação pede a retratação do SETRANSBEL e cobra providências das autoridades competentes, para que possam instruir o sindicato a esclarecer a população sobre os direitos de acessibilidade aos transportes públicos, garantidos por LEI para as pessoas com deficiência.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias