plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Comissão afirma que trabalhador rural foi morto a mando de latifundiário

Juvenil Martins Rodrigues, de 59 anos, foi morto no dia 1º de agosto deste ano por dois homens em uma motocicleta na vila Espírito Santo, localizada às margens da PA-287 no município de Redenção, sudeste paraense. Ele, assim como outras 70 famílias de tra

Juvenil Martins Rodrigues, de 59 anos, foi morto no dia 1º de agosto deste ano por dois homens em uma motocicleta na vila Espírito Santo, localizada às margens da PA-287 no município de Redenção, sudeste paraense. Ele, assim como outras 70 famílias de trabalhadores rurais, ocupava uma área de terra pública desde o ano de 2014.

Segundo a Comissão Pastoral da Terra, em nota pública emitida ontem (16), a morte de Juvenil é reflexo da onda de violência e ameaças na região sofridas por outros trabalhadores rurais.

A Comissão afirma que, em 2016, duas pessoas identificadas como “Cidim” e “José Carlos” se apresentaram como donos de parte das terras ocupadas pelos trabalhadores e que, desde então, deram início a algumas práticas para se apropriarem do espaço.

É dito também que ‘José Carlos’ contratou, em 2017, seis pistoleiros - entre eles três indivíduos identificados como “Sargento Freitas, Bigode e Gaúcho” - no valor de R$ 30 mil para as execuções.

“A disputa por essa área rural revela nuances recorrentes nos conflitos fundiários do sul paraense, onde a grilagem e a violência são práticas contumazes dos latifundiários, utilizadas com objetivo de apropriarem-se de terras públicas e desmobilizar legítima reivindicação pelo direito à terra de dezenas de famílias de trabalhadores rurais”, diz a CPT Nacional em nota.

Ela finaliza que o conflito se arrasta há quatro anos e exige respostas efetivas das autoridades públicas, capazes de “propiciar a mediação entre as partes e o encerramento da violência naquela localidade e proteger a vida dos demais trabalhadores rurais ameaçadaos”.

O DOL procurou a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará (Segup) para comentar o caso e saber quais medidas são ou serão tomadas a respeito desses conflitos, e até o momento aguarda uma resposta.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias