plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

'Toda mulher merece uma p...', diz cartaz espalhado na Uepa

Cartazes com prints de conversas de membros de um aplicativo de mensagens instantâneas foram espalhados nas paredes do campus da Universidade Estadual do Pará (Uepa) na tarde desta quinta-feira (16) da travessa Djalma Dutra, bairro Telégrafo, em Belém.

Cartazes com prints de conversas de membros de um aplicativo de mensagens instantâneas foram espalhados nas paredes do campus da Universidade Estadual do Pará (Uepa) na tarde desta quinta-feira (16) da travessa Djalma Dutra, bairro Telégrafo, em Belém.


Cartaz mostra perfis de alguns dos autores das mensagens e afirma que são alunos do curso de Geografia da instituição (Foto: Reprodução/Whatsapp)

A denúncia foi feita por uma das estudantes da universidade, que pediu para ter a identidade preservada. Ela contou ao DOL que os cartazes foram espalhados após o feriado desta quarta-feira, que mostram várias conversas de membros de um grupo intitulado “Grupo dos Amigos” com discursos machistas e alguns com incitação ao estupro. O material divulgado afirma ainda que os envolvidos são alunos do curso de Geografia.

“Toda mulher merece uma pir*cada, não importa se ela é feia ou bonita”, diz um dos participantes nas mensagens. “Pra mim a única que não merece é a *** da turma da manhã. Essa p*rra é muito feia e chata. O pior dos dois mundos”, responde outro.


Mensagens destacadas em conjunto com o perfil de quem seria o autor das mensagens (Foto: Reprodução/Whatsapp)

Entre os conteúdos destacados estão mensagens datadas de 21 de maio deste ano, a exemplo do momento em que um dos participantes dispara avaliações com conotação sexual a respeito de uma moça e é seguido de um, “ela é flexível; mais um ponto [para ela]”.

Nenhum boletim de ocorrência foi registrado. Todos os cartazes foram removidos do campus e, segundo uma das alunas, “ninguém mais tocou no assunto”.

É válido lembrar que recentemente foi divulgado pelo DOL o caso de integrantes de um grupo de aplicativo de mensagens que combinam um estupro de alunas da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Ao todo, 15 alunas são citadas e algumas tiveram suas fotos divulgadas em meio às mensagens de teor machista e de incitação ao estupro. Atualmente, 8 das 15 moças citadas decidiram registrar um boletim de ocorrência. O caso tomou repercussão nacional e segue em investigação pela Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DPRCT).


Outros cartazes mostram perfis dos membros e as mensagens que teriam dito no grupo (Foto: Reprodução/Whatsapp)

UEPA INVESTIGA

O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) informou na manhã desta sexta-feira (17), por meio de nota, que está ciente do caso e que está em andamento um processo interno para investigar a conduta dos alunos expostos nos cartazes “e, como todos os processos administrativos da Instituição, segue em sigilo”.

Reiterou que “repudia quaisquer atitudes machistas e discriminatórias em sua comunidade acadêmica” e que tem realizado campanhas educativas “para combater e conscientizar acerca de práticas que agridam os direitos das mulheres”.

Veja outras fotos abaixo:

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias