plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna

Neste sábado, em Capitão Poço, os Zamperlini (na foto, pai e filho) inaugurarão, oficialmente, a Zampa Juice, moderna fábrica de sucos do Grupo Citropar, que começa produzindo 60 toneladas diárias de concentrado. Haverá missa, inclusive, com participação

Neste sábado, em Capitão Poço, os Zamperlini (na foto, pai e filho) inaugurarão, oficialmente, a Zampa Juice, moderna fábrica de sucos do Grupo Citropar, que começa produzindo 60 toneladas diárias de concentrado. Haverá missa, inclusive, com participação da imagem peregrina da Santinha. A Citropar é considerada a maior produtora de laranja do Norte e Nordeste. Com mais de 1 milhão de pés em 4 mil hectares, sua produção chega a 60 mil toneladas da mais doce e suculenta laranja do país. Na entressafra produzirá também sucos de limão e maracujá. Inicialmente, a produção será a granel, mas já em 2019, deverá colocar no mercado nacional o produto final

Campus da UFPA no Guamá completa 50 anos
Com mais de 400 hectares, o campus da UFPA, no Guamá, inaugurado em agosto de 1968, foi projetado por Alcyr Meira, com o objetivo de integrar faculdades e cursos e aproximar a comunidade acadêmica, que desde a fundação da universidade, em 1957, até o fim da década de 1960, estava dispersa em 20 prédios espalhados por Belém. Em 2007, o Conjunto Universitário passou a se chamar Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, uma homenagem ao reitor que idealizou e inaugurou o campus. O campus foi a base para que a UFPA se expandisse e se tornasse a maior universidade do Norte, com atualmente 12 campi por todo o estado, nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí, além de Belém.

Colapso da biodiversidade global
Somente medidas urgentes podem reverter a perda de espécies nos ecossistemas tropicais, que concentram mais de 3/4 de todas as espécies do planeta, incluindo aves e corais. Segundo estudo publicado na revista “Nature” e realizado por pesquisadores de instituições de oito países, incluído o Museu Goeldi, os trópicos ocupam apenas 40% do planeta. Contudo, abrigam mais de 90% das espécies de aves existentes. A maioria dessas espécies não é encontrada em nenhum outro lugar, e milhares de outras ainda são desconhecidas da ciência. “No atual ritmo de descrição de novas espécies – em torno de 20 mil por ano – podemos estimar mais 300 anos para catalogar a biodiversidade do planeta”, afirma a pesquisadora Cecília Gontijo Legal, do “Goeldi”, e uma das autoras do estudo.

Incluir
Em setembro, o Sebrae e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) realizarão a 5ª edição do Seminário Incluir, em Belém. O Pará foi escolhido, entre os estados da região Norte, para sediar o evento que já passou por Cuiabá, Rio, Natal e Florianópolis, e cujo objetivo é fortalecer as redes de negócios inclusivos e de impacto social nas cinco regiões do país.

Câncer
A equipe completa da Oncológica do Brasil, pioneira em fazer o uso do Keytruda, participou do workshop Top Keytruda, realizado em São Paulo, a fim de atualizar os profissionais para o uso da medicação em casos de câncer de pulmão.

Círio
Mais uma vez, o Banco da Amazônia homenageará a Santinha na voz do padre Antônio Maria. Momento de emoção na passagem da Trasladação e do Círio.

Enem
Novidade: as Forças Armadas darão apoio logístico e segurança à execução do Enem deste ano. Entre as justificativas, o grande esforço logístico para possibilitar a consecução do exame nas diversas regiões do país.

Móveis
Neste ano, a Idélli Belém, juntamente com as arquitetas Verena Brasil, Danielle Cunha e convidados, participará do High Design – Home & Office Expo, em São Paulo, uma feira de mobiliário de alto padrão e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores.

Vitória
A semana da Pátria na fazenda Vitória, em Tracuateua, promete ser animada e já restam poucos apartamentos disponíveis. Além do tradicional e farto buffet, estão programados passeios ecológicos, luau e música ao vivo nos finais de tarde.

Samba
Luciana Fajardo e Flávia Anjos festejarão neste final de semana, os oito anos da casa de samba que comandam na Nove de Janeiro. Vai ter programação de sexta a domingo com shows de Marisa Black, Darley Darlen, Lucinha Bastos, Yara Mê, Karen Tavares e Lorena Moraes, entre outros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias