plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará deve ter mais de 600 mil idosos em 30 anos

A População brasileira tem envelhecido rapidamente nas últimas décadas e a projeção é que isso se agrave ainda mais nos próximos 20 anos. Segundo estudo recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que a partir de 2039 a po

A População brasileira tem envelhecido rapidamente nas últimas décadas e a projeção é que isso se agrave ainda mais nos próximos 20 anos. Segundo estudo recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que a partir de 2039 a população idosa do país, com mais de 65 anos, será maior que a de crianças de até 14 anos. No Pará, a projeção é que o mesmo aconteça no ano de 2052, quando haverá 626 mil idosos para 620 mil jovens no Estado.

Os dados preocupam principalmente os profissionais da área da saúde que começam a refletir sobre a necessidade do envelhecimento saudável para garantir a qualidade de vida dessa população. De acordo com a presidente estadual da Associação Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG/PA), Nezilour Lobato Rodrigues, com uma população mais velha temos maior incidência de doenças crônico-degenerativas. “São aquelas que não têm cura, mas possuem tratamento”, explica a especialista, citando hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares como exemplos.

PREVENÇÃO

Segundo Rodrigues o melhor caminho para lidar com esse cenário é investir na prevenção desde a juventude. “O envelhecimento saudável é algo que deve ser buscado desde cedo. Mantendo-se uma alimentação equilibrada, atividade física, abandono do tabagismo, beber com moderação e se mantendo ativo”, elenca. “O maior medo do idoso não é envelhecer, mas se tornar dependente, um peso para a família. Por isso se manter ativo e envolvido é tão importante”, comenta.

Nesse contexto, a psicóloga clínica Myrle Braun ressalta que o apoio familiar é essencial para garantir a saúde dessa população. “Os idosos têm de lidar com muitas perdas. Sejam de amigos e de relacionamentos, sejam as que vêm com as limitações da idade”, conta a especialista. Essas perdas criam um ambiente propício à depressão. “Nesse momento, o suporte familiar é muito importante. Envolvê-lo no dia a dia da família, levá-lo aos lugares e ter paciência para ouvi-lo”, orienta.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias