Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

Notícias Pará

Visita ao Ver-o-Peso marcou despedida de Princesa Mako do Pará

domingo, 29/07/2018, 08:33 - Atualizado em 29/07/2018, 08:34 - Autor:


No último dia de visita ao Brasil, a princesa do Japão, Mako, conheceu o Mercado de Peixe e a feira de artesanato do Ver-o-Peso, em Belém. A visita ocorreu na manhã de sábado (28), um dia após ela ter conhecido a cidade de Tomé-Açu, nordeste paraense. A princesa é a neta mais velha do imperador Akihito e esteve no Brasil para comemorar os 110 anos da imigração japonesa em território brasileiro.


A representante da realeza nipônica chegou ao Ver-o-Peso às 8h e seguiu diretamente para o Mercado de Peixe, onde fez uma visita rápida. De lá, seguiu para a área onde ficam localizadas as barracas de artesanato, já próximo à margem da Baía do Guajará. Toda a visita foi cronometrada e não durou mais do que dez minutos. Ainda assim, houve tempo para que alguns feirantes interagissem com a realeza.


Feirante no Ver-o-Peso já há 45 anos, Neuza Reis, 52 anos, teve a oportunidade de dizer algumas palavras de boas vindas à princesa Mako. “Eu só consegui dizer ‘bom dia, prazer em conhecer’ e, quando eu vi, ela apertou a minha mão”.


Ainda que a experiência tenha surpreendido Neuza, ela não nega que ficou a vontade de recepcionar a princesa de uma forma mais condizente com a hospitalidade paraense. “Eu gostaria de ter mostrado para ela os nossos bombons do Pará”, revelou. “Quem vem ao Ver-o-Peso não pode sair sem provar um suco de Bacuri”.


Na banca do feirante Alonso Santos, 56 anos, a peculiaridade apresentada à princesa foi a cuia que, em muitos casos, ainda é o prato do paraense. Alonso sabia que a realeza estaria no Ver-o-Peso na manhã de sábado, mas não esperava que ela fosse parar justamente diante de seu box. “Pediram explicações sobre algumas coisas e uma delas foi sobre como é feita a cuia”, contou, ao revelar que Mako saiu do local com uma cuia decorada como presente. “Ela é muito simpática, 
calma e simples”.


PROGRAMAÇÃO


Após a programação no Ver-o-Peso, a princesa Mako seguiu para uma recepção na Associação Pan-Amazônica Nipo-Brasileira, onde encontrou com representantes de entidades nikkeis (como são chamados os japoneses e seus descendentes que moram fora do Japão). A alteza imperial deixou Belém por volta de 12h rumo ao Japão.


PARA ENTENDER


O Pará foi o último Estado visitado pela princesa do Japão, Mako. Além dele, ela também esteve em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Amazonas.


(Cintia Magno/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS