plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Governo atrasa salários de aposentados e pensionistas

Às vésperas do último final de semana das férias escolares, os servidores aposentados e pensionistas do Estado do Pará tiveram ontem (26), uma desagradável surpresa ao tentarem receber seus pagamentos nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Estado d

Às vésperas do último final de semana das férias escolares, os servidores aposentados e pensionistas do Estado do Pará tiveram ontem (26), uma desagradável surpresa ao tentarem receber seus pagamentos nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Estado do Pará (Banpará). De acordo com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), pela folha, os pagamentos deveriam ter sido realizados ao longo do dia. Porém, ao chegarem às agências, os beneficiários descobriram que os valores não estavam disponíveis em suas contas.

Por volta das 15h30 de ontem, uma equipe do DIÁRIO passou por uma agência do banco situada na Avenida Senador Lemos, no bairro do Telégrafo, em Belém, e constatou que no local já havia pessoas desistindo de esperar pelos prazos dados pelos funcionários da agência. Foi o caso da professora Alexandra Barbosa, 41 anos, que acompanhava a mãe idosa, a professora aposentada, Francisca Pereira, de 79 anos. Ambas estavam desde as 10h esperando o problema ser resolvido para, enfim, poderem sacar os valores.

“Não deram nenhuma orientação. Falaram que iam regularizar 12h30 e nada. Depois seria às 14h30 e até agora (15h30) não tem nenhuma solução. Acho uma falta de respeito com os idosos”, criticou Alexandra. Sem almoçar até aquele horário, dona Francisca começou a sentir um mal estar e resolveu ir embora. “Vamos embora, estou desde cedo aqui e estou me sentindo mal. Chegamos 10h, fiquei sem almoçar, sem nada”, lamentou Francisca.

FORA DO AR

Dentro da agência, as pessoas estavam sendo informadas de que o problema teria sido originado no Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IgePrev) e que, também, o “sistema da agência estava fora do ar” naquele momento, mas que até 17h os valores seriam creditados, o que não ocorreu.

Outra servidora aposentada deixou para ir à tarde à agência, e voltou para casa sem receber. “Não estava sabendo. Cheguei 14h, mas estou indo embora porque não tem uma previsão certa. Só disseram que a partir do momento em que for liberado, vamos poder sacar”, explicou Lúcia da Silva, 64, professora aposentada, acrescentando que esta foi a primeira vez que passou por esse tipo de problema. “É uma situação que ninguém esperava”, diz.

Secretaria e banco não se entendem sobre o problema

De acordo com a assessoria de comunicação do Banpará, o problema foi resolvido ao longo do dia – sem informar o motivo – e que os valores foram creditados nas contas-correntes dos servidores aposentadas e pensionistas após às 18h.

Contudo, através de sua página oficial na rede social Facebook, o Banpará pediu desculpas pelo transtorno informando que “houve um problema no processamento do arquivo do IgePrev”.

A Secretaria de Estado de Administração (Sead), também por meio de nota, confirmou a realização dos pagamentos. “A Sead informa que os servidores inativos civis e militares, pensionistas civis e militares e pensionistas especiais da Sead tiveram os salários creditados em suas contas até o final da tarde de hoje, 26 (ontem), conforme previsto no calendário de pagamento do Governo do Estado do Pará”.

A nota diz ainda que a Sead soube que o pagamento ainda não havia sido realizado pelo Banco do Estado do Pará (Banpará) e que “cobrou medidas urgentes para resolução do problema ainda durante esta quinta-feira, 26, e aguardava a resolução do mesmo”.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias