plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Esquadrilha da Fumaça encanta e para Belém

O evento do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, parou a capital paraense ontem à tarde. O público lotou as dependências interna e externa da Estação das Docas para conferir as a

O evento do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, parou a capital paraense ontem à tarde. O público lotou as dependências interna e externa da Estação das Docas para conferir as acrobacias no céu promovidas pelas aeronaves, sete anos após a última apresentação em Belém.

O trânsito ficou lento nas vias do centro da cidades que dão acesso ao local da apresentação, na avenida Boulevard Castilho, bairro da Campina.

Piloto n° 2 da Esquadrilha da Fumaça, o capitão-aviador Rafael Grothe explicou que o Esquadrão trouxe de novidade para Belém este ano as aeronaves A-29 Super Tucano que começaram a operar em 2015, retomando a agenda de demonstrações aéreas. “Mudou um pouquinho a velocidade dos aviões, das manobras. Estamos fazendo um circuito de demonstrações pelas capitais”, disse.


(Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

A apresentação durou cerca de 40 minutos. O público demonstrava o entusiasmo a cada acrobacia feita pelos aviadores do grupo formado por militares da FAB. O Super Tucano é a quinta aeronave adotada na história da instituição.

A quantidade de espectadores surpreendeu até mesmo os protagonistas. “É uma forma de mostrar para o povo que estamos presentes em todo o País. A gente não esperava todo esse público. O trânsito parado para chegarmos até aqui. A gente fica bastante satisfeito por estar conseguindo transmitir nossa mensagem e fazendo nosso trabalho de divulgar a Força Aérea”, vibrou o capitão.

+ VEJA AS FOTOS EM NOSSA GALERIA

Eles também divulgam o trabalho da FAB por meio de visitas institucionais a escolas, hospitais, instituições carentes, para incentivar a vocação aeronáutica na população.

Acompanhada do filho Enzo, 11, a autônoma Silvia margareth trindade, 42, soube pela impensa da apresentação e aproveitou a folga e férias do garoto para ir assistir. “Está tudo maravilhoso. E lotou porque foi justamente no dia em que está todo mundo em Belém”, observou.


(Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

Já Enzo ficou encantando com o que viu no céu. “Gostei muito. Nunca tinha visto esses aviões de perto”. De férias em Belém e acompanhada da mãe Nalva Pimentel e do padastro Jorge Draga, a estudante Ana Clara Brasil, 14, saiu do município de Monte Alegre e não sabia que poderia conferir um evento como esse em Belém. “Foi bem legal, diferente, nunca tinha visto”, elogiou.

Após a apresentação em Belém, a Esquadrilha da Fumaça segue para Imperatriz (MA), Porto Nacional (TO) e Barreiras (BA). Antes, estiveram em Salvador (BA), Aracaju (SE), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Umirim (CE), Jericoacoara (CE) e São Luís (MA).

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias