Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


24°
R$

Notícias / Notícias Pará

Notícias Pará

Falta água no Ophir Loyola e pacientes são mandados para casa

quarta-feira, 25/07/2018, 11:18 - Atualizado em 25/07/2018, 12:36 - Autor:


Pacientes com problemas renais voltaram para casa mais uma vez na manhã desta quarta-feira (25) após serem informados de que o hospital Ophir Loyola, onde é realizado o tratamento de hemodiálise, está sem água.


Em entrevista por telefone ao DOL, Amarildo Sfair da Costa, de 62 anos, disse, claramente transtornado, estar com medo de passar mais um dia sem o tratamento.


“Cheguei hoje de manhã e me disseram que estão sem água desde ontem [terça-feira, 24]. Meu maior medo é de chegar amanhã e o problema persistir. Confesso que estou apavorado porque é a máquina que me mantém vivo”.


Morador do Conjunto Tapajós, Amarildo precisou voltar para casa amparado pela esposa, que faltou ao trabalho para ajudá-lo. Muito debilitado, ele listou sintomas característicos por conta da falta do tratamento, como fortes enjoos, falta de apetite, fraqueza, vômito e até insônia.


No hospital são realizadas duas sessões com média de quatro horas: a primeira nos dias de segunda, quarta e sexta; e a segunda nos dias de terça, quinta e sábado - que é o de Amarildo.


Há 18 anos ele recorre à hemodiálise para tentar viver dignamente e disse que cerca de 15 pacientes frequentam o mesmo turno que ele no Ophir Loyola. “Além das pessoas que não fizeram ontem, acumulou agora com os pacientes de hoje. Eles [equipe médica] disseram que a gente deve voltar para casa e aguardar porque eles vão ligar”, disse.


PACIENTES REALOCADOS


O Hospital Ophir Loyola confirmou que houve um problema em uma das bombas de fluxo de água na tarde de ontem (24), mas reiterou que ninguém ficou sem tratamento. Os pacientes da hemodiálise foram realocados para o Centro de Diálise Monteiro Leite e para o Hospital das Clínicas Gaspar Viana.


A previsão de conclusão do reparo é para esta quinta-feira (26).


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS