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Vai viajar? Fazer uma revisão no veículo torna a viagem mais segura

Está pensando em pegar a estrada para curtir o veraneio? Não vá sem antes levar o carro a uma oficina. Para uma viagem 100% segura no que depender da parte mecânica do veículo, fazer uma revisão preventiva é fundamental. Diferente de circular pela cidade,

Está pensando em pegar a estrada para curtir o veraneio? Não vá sem antes levar o carro a uma oficina. Para uma viagem 100% segura no que depender da parte mecânica do veículo, fazer uma revisão preventiva é fundamental. Diferente de circular pela cidade, viagens nas estradas costumam exigir mais do automóvel devido às longas distâncias e alta velocidades. Por isso, o DIÁRIO conversou com Sérgio Nascimento, gestor de uma oficina de automóveis e locadora de veículos, para esclarecer algumas questões referentes a esse tipo de revisão. Antes de pôr o veículo na estrada, o empresário diz que é extremamente importante verificar alguns fatores como o desgaste do pneu, suspensão, injeção eletrônica, óleo, correia e luzes. Outra dica é buscar fazer isso com pelo menos 15 dias de antecedência.

“Brasileiro, normalmente, sempre deixa para cima da hora e isso pode ser complicado. Durante a inspeção pode ser identificado um defeito que precise de uma peça nova que não esteja disponível no mercado, vai ser preciso buscar fora e leva uma média de dez dias para chegar”, alerta. Além disso, nesse período, as demandas nas oficinas costumam aumentar e por isso o tempo de espera também.

A duração do trabalho depende muito do carro e do tipo de defeito, mas varia entre duas horas e um dia. “Em carros seminovos, por exemplo, basta trocar o óleo, fazer a inspeção e o alinhamento e balanceamento. Mas se algo for detectado durante a inspeção, outros serviços vão ser necessários”, acrescenta.

O mesmo vale para o preço, que também altera de acordo com os procedimentos. “Uma troca de óleo custa, em média, R$ 120. O alinhamento e balanceamento, por volta de R$ 60”, adianta.

O engenheiro ambiental Joel Fernandes, 49, viaja com frequência para o interior do Estado devido sua profissão e nunca sai da cidade sem revisão. Cliente antigo da oficina, ele garante que a preocupação com a saúde do automóvel deve ser crucial. “Primeiro porque você vai estar conduzindo vidas. Segundo que é uma forma de garantir que sua viagem tenha início e final felizes”.

Além disso, é importante fazer uma inspeção completa e procurar um local confiável. “Às vezes, na pressa, as pessoas querem algo feito de qualquer jeito e aí o barato sai caro. Um problema que poderia ser simples acaba aumentando e dando mais prejuízo”, alerta.

REPAROS ANTES DE PEGAR A ESTRADA

Alinhamento

- É o ajuste dos ângulos das quatro rodas do carro, que precisam ser perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Qualquer alteração disso pode causar o desgaste irregular e precoce dos pneus, aumentar o consumo de combustível e dificultar a dirigibilidade do veículo. Seu carro pode estar com problema no alinhamento se você percebe que ele puxa para direita ou para a esquerda quando você solta o volante.

Balanceamento

- É o equilíbrio entre a roda e o pneu, para que ela gire sem causar vibrações no carro. O desequilíbrio pode prejudicar peças internas do automóvel, diminuir seu desempenho e causar desconforto no motorista e passageiros devido as vibrações no volante, no piso, nos assentos ou no painel.

Desgaste do pneu

- Todo pneu tem uma vida útil que pode ser medida pelo próprio motorista por meio do TWI (Tread Wear Indicator), uma elevação na borracha do pneu, que fica entre os sulcos e indica o nível máximo a que pode chegar o desgaste da borracha sem apresentar riscos. Uma vez que esse nível seja atingido, o pneu é considerado careca e deve ser trocado com urgência.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

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