plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Verão com protetor solar fica melhor ainda

Com a chegada do verão amazônico, é tempo de ter ainda mais cuidado com a pele. A exposição solar em excesso pode causar insolação e queimaduras, a curto prazo, e aumenta o risco de se provocar um câncer. De acordo com o dermatologista Jorge Nazareno, mem

Com a chegada do verão amazônico, é tempo de ter ainda mais cuidado com a pele. A exposição solar em excesso pode causar insolação e queimaduras, a curto prazo, e aumenta o risco de se provocar um câncer. De acordo com o dermatologista Jorge Nazareno, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-PA), a primeira forma de ficar bem cuidado é usar o protetor solar de forma contínua.

Ele explica que a fotoproteção envolve uma sequência de cuidados. “É preciso aplicar o protetor solar pelo menos meia hora antes da exposição ao sol e em quantidade generosa na face e no pescoço, sem esquecer as orelhas. O homem calvo também precisa ter cuidado com o couro cabeludo”, orienta. “O uso dos óculos escuros ajuda nesse período a proteger os olhos de doenças oftalmológicas, e usar roupas leves e chapéu de aba larga ajuda a manter a pele saudável”, diz o médico.

Jorge Nazareno também esclarece o perigo da exposição ao sol sem proteção, sobretudo no horário de maior incidência de radiação solar, entre 10h e 16h - quando há maior risco de queimaduras. Esta radiação é chamada de ultravioleta e divide-se em ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB); a primeira é ligada ao fotoenvelhecimento e a segunda, a mais perigosa, é associada às insolações e até ao surgimento de bolhas. “A gente sempre orienta a não se expor ao sol nesse horário”, reforça.

Outro perigo são os métodos não confiáveis de bronzeamento, muito procurado por mulheres. O médico orienta que quem deseja ficar bronzeado, faça o procedimento de forma natural e gradativa. “A exposição excessiva causa dor, ardor e descamação e não pode ser encorajada. Hoje é muito divulgado pela mídia o bronzeamento com fitas isolantes e com outras substâncias de procedência não conhecida e isso não é indicado. As fitas podem causar alergias de contato e irritação na pele”, explica o médico, reforçando também a importância de manter-se hidratado com o consumo de água e suco de frutas naturais.

E uma importante recomendação: não usar remédios caseiros para queimaduras de pele. “As pessoas não devem se automedicar, fazer receitas para o alívio da lesão, que é a destruição da barreira de proteção da pele. Com isso, ficamos mais vulneráveis a infecções e o quadro clínico pode piorar”.

CUIDADOS

A advogada Nancy Garcia, que adora pegar sol neste período, procura se cuidar: ela não expõe em horários de maior incidência dos raios e usa sempre protetor solar indicado por dermatologista. Além disso, também tem cuidados extras com o cabeloe com as tatuagens.

“Adoro pegar sol, mas sei que é preciso não exagerar. Uso bastante protetor solar, em todo o corpo, e um spray para o cabelo, que é loiro e precisa ficar hidratado. Como tenho uma tatuagem que toma toda as minhas costas, procuro colocar uma quantidade melhor de protetor nessa área”, diz ela, que adora praia e piscina.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias