plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ajude a pequena Lívia a conseguir um doador de medula óssea!

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia, e a vida da pequena Lívia Eduarda, de 10 anos, depende da sua ajuda. Com um simples gesto de solidariedade você pode dar esperanças e mudar o destino da men

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia, e a vida da pequena Lívia Eduarda, de 10 anos, depende da sua ajuda. Com um simples gesto de solidariedade você pode dar esperanças e mudar o destino da menina, que foi diagnosticada com leucemia bifenotípica, um tipo raro da doença.

A criança deu início ao tratamento por meio de sessões de quimioterapia, porém a doença avançou e ela precisa se submeter a transplante de medula óssea com urgência. A família da menina iniciou uma campanha nas redes sociais e pede para que as pessoas se cadastrem no banco de doadores de medula óssea, no Hemopa.

"Ela precisa com urgência de transplante de medula óssea. Por isso, venho pedir a enorme colaboração no sentido de se dirigirem ao Hemopa para coletarem a amostra de medula. Minha filhinha necessita enormemente dessa solidariedade humana. Não queremos perder nossa florzinha para essa enfermidade. Nos ajudem! Salvemos a Lívia!" ressaltou Edson Ribeiro, pai de Lívia.

A menina está no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), em São Paulo, aguardando um doador.

SOLIDARIEDADE

Desde 2015, Simony Brasil é cadastrada no banco de doadores de medula óssea. Ela falou um pouco sobre a decisão de se cadastrar e sobre a possibilidade de poder ajudar o próximo. "No início eu tive medo, mas na hora do cadastro me explicaram, então fiquei mais tranquila. E saber que tu podes contribuir pra manter a vida e a saúde de alguém é sem explicação. É algo que se fosse comigo, eu seria eternamente grata".

COMO SER UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA?

- Procure um hemocentro e agende uma consulta de esclarecimento ou palestra sobre doação de medula óssea.

- O voluntário vai assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.

- O sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas, que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.

- Os dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

- Quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por isso, é necessário manter os dados atualizados.- Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde.

- Somente após estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação.

COMO É FEITA A DOAÇÃO?

- A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções.

- O procedimento leva em torno de 90 minutos.

- A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.

- Mais informações sobre o cadastro e a doação de medula óssea podem ser obtidas no site do Redome.

Para se cadastrar, basta se dirigir ao Hemopa, localizado na Travessa Padre Eutíquio, na Batista Campos, de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h e nos sábados das 07h30 às 17h.

Quanto mais doadores se cadastrarem, maior é a chance da Lívia permanecer viva. Participe da campanha!

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias