plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Secretaria alerta municípios sobre prevenção do sarampo

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) emitiu um informe aos 13 Centros Regionais de Saúde para que alertem as 144 secretarias municipais de Saúde quanto ao reforço das ações de controle e prevenção do sarampo. A medida já vem sendo tomada por ou

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) emitiu um informe aos 13 Centros Regionais de Saúde para que alertem as 144 secretarias municipais de Saúde quanto ao reforço das ações de controle e prevenção do sarampo. A medida já vem sendo tomada por outros Estados. O alerta se deve a recentes surtos da doença na Venezuela e nos Estados do Amazonas, Roraima e Rio Grande do Sul, envolvendo inclusive pessoas que viajaram à Europa. No Pará, os últimos três casos de sarampo foram registrados em 2010, todos oriundos de outros locais.

Atualmente, a vacina contra o sarampo está sempre disponível, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde, por meio do seguinte esquema: uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e a segunda dose (com a vacina tetraviral, que também protege contra a varicela) aos 15 meses. Adultos com até 49 anos de idade, sem histórico da doença e/ou sem comprovante vacinal, também devem ser vacinados.

Apenas pessoas imunodeprimidas – como as portadoras de doenças crônicas - e as grávidas não devem receber a vacina. No caso das gestantes, estas devem esperar o parto para serem vacinadas. Se a mulher planeja engravidar, um exame de sangue poderá certificar se já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada antes da gravidez, e esperar pelo menos quatro semanas para engravidar. No caso dos profissionais de saúde, são necessárias duas doses com intervalo de 30 dias entre elas, independentemente da idade.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias