plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Professores relatam agressão e Governo do Estado diz que salários vão atrasar

Professores da rede estadual de ensino do Pará relatam sofrer agressões durante um protesto realizado na manhã desta quarta-feira (23), em frente à Secretaria de Estado de Administração (Sead). Os trabalhadores afirmam que foram vítimas de truculência pol

Professores da rede estadual de ensino do Pará relatam sofrer agressões durante um protesto realizado na manhã desta quarta-feira (23), em frente à Secretaria de Estado de Administração (Sead). Os trabalhadores afirmam que foram vítimas de truculência policial durante o ato público, que interdita a avenida Almirante Barroso desde o começo da manhã. Em resposta, o Governo afirma que o protesto deverá atrasar os pagamentos no Estado.

Um grupo de profissionais e estudantes interditava a via no sentido Entroncamento/São Brás desde prédio do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), de onde sairam em caminhada até a Sead, no cruzamento com a travessa do Chaco, onde policiais da Rotam realizavam o isolamento.

Os professores afirmam que foram recebidos de forma truculenta na Sead. (Foto: divulgação/Sintepp)

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), os trabalhadores começaram a entrar no local quando foram barrados pelos policiais, que empurraram os professores e utilizaram spray de pimenta para dispersar o movimento. Cerca de 10 professores conseguiram entrar no prédio, onde realizam uma ocupação do local.

Uma das professoras exibe as marcas do spay de pimenta utilizado pelos policiais. (Foto: via WhatsApp)

Em nota, a Sead classificou a ocupação do espaço pelos trabalhadores como uma "invasão abrupta", e que devido ao ato, "servidores da secretaria tiveram que interromper suas atividades" e que "com isso, o trabalaho de processamento da folha de pagamento do Estado está sendo prejudicado, colocando em risco o pagamento de mais de 107 mil servidores". A secretaria deverá divulgar um balanço no fim do dia, informando se ocorrerá de fato algum atraso, previsto para iniciar na sexta-feira (25).

A Sead ainda afirma que a ação dos professores ocorreu "sem qualquer aviso prévio ou solicitação de agendamento de reuião" e que "irá se reunir (com os manifestantes) se for solicatada e agendada a reunião para a próxima semana".

A Polícia Militar informou ainda que a tropa especializada utilizou de armamento não-letal durante a intervenção, "medida necessária à preservação do patrimônio público, uma vez que um grupo de professores tentou invadir o prédio da Sead pelo portão lateral, forçando o mesmo".

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias