plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Morte de jovem em Icoaraci acende debate sobre bullying

Dielly Santos era uma adolescente de uma escola estadual de Icoaraci, distrito de Belém. Segundo amigos, era uma menina inteligente, legal e divertida. Mas na quarta-feira passada (16) ela cometeu suicídio. De acordo com relatos de amigos e familiares, na

Dielly Santos era uma adolescente de uma escola estadual de Icoaraci, distrito de Belém. Segundo amigos, era uma menina inteligente, legal e divertida. Mas na quarta-feira passada (16) ela cometeu suicídio. De acordo com relatos de amigos e familiares, nas redes sociais, a garota estava sofrendo bullying por parte dos colegas.

O que mais precisa ser feito para que o assunto seja levado a sério? Será que o problema está na educação (ou a falta dela) dentro de casa? Seria o resultado de um ciclo vicioso em que o agredido se torna o agressor? Esses questionamentos vêm acompanhados da única certeza de que, infelizmente, nada poderá reparar a dor das vítimas.

“O bullying é um fenômeno que causa trauma psiquiátrico. Às vezes a gente confunde bullying com intimidação, perseguição, mas não é só isso. Tem que haver a vitimização. E a vitimização provoca trauma e esse trauma se desdobra em várias formas de violência”, explicou o professor Hugo Monteiro Ferreira, durante audiência pública da CPI dos Maus Tratos, na Câmara dos Senadores na quinta-feira (17).

LEI E REPRESSÃO

Só para mostrar a importância de falar sobre o tema e, principalmente, suas consequências, na última segunda-feira (14) foi sancionada uma lei que exige que escolas tomem medidas de prevenção e repressão.

Criada em 2015, a lei desenvolveu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, que consiste em agressões repetidas a uma pessoa, seja verbal ou física. Com a mudança, as escolas, os clubes e as agremiações são obrigados a desenvolver medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying.

ESTATÍSTICA

Em 2016, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou uma triste pesquisa que afirma que metade das crianças e jovens do mundo já sofreu algum tipo de bullying. 100 mil crianças e jovens de 18 países afirmaram que, entre os motivos, destaques para aparência física, gênero, orientação sexual, etnia ou país de origem.

Ainda no referido ano, o Brasil carregava a taxa de 43% desses casos, um dado vergonhoso que acompanhava outros países da região, como Argentina (47,8%), Chile (33,2%), Uruguai (36,7%) e Colômbia (43,5%). Países ditos 'desenvolvidos' também foram citados, a exemplo da Alemanha (35,7%), Noruega (40,4%) e Espanha (39,8%).

CONSEQUÊNCIAS

Os reflexos de praticar o bullying são observados em várias plataformas de notícias, dia e noite. Hoje (18) mesmo aconteceu um tiroteio dentro de uma escola de ensino médio que deixou dez morto em Santa Fe, região de Houston, no Texas (Estados Unidos). O autor da tragédia foi um adolescente de 17 anos, que afirmou em entrevista ser alvo de bullying na escola por alunos e professores.

Não é preciso ir muito longe. Em outubro do ano passado, um garoto, de 14 anos, que sofria bullying atirou e matou dois colegas de sala dentro de um colégio particular em Goiânia. As vítimas, também crianças, tinham 12 e 13 anos; na época, outras cinco ficaram feridas.

O bullying também surge de outra forma. Quando os deboches e as agressões não são direcionados aos 'supostos' autores da prática, pode levar à automutilação e até ao suicídio.

"Eu posso ser um sujeito violento, agredir o outro porque eu fui vítima também de agressão. E eu posso, na medida que eu não consigo agredir o outro, me agredir. Que é o que estamos observando que é o fenômeno da automutilação", explica Ferreira.

Cansada das agressões, dos deboches e das provocações, Dielly Santos decidiu dar fim à própria vida. A estudante fez uma despedida triste e silenciosa, deixando familiares e amigos abalados.

E como se não bastassem os tormentos em vida, nem mesmo diante o triste anúncio feito por entes queridos foi o suficiente para afastar a ignorância e a maldade. Após a notícia da morte da jovem, muitos comentários maldosos sobre o peso da adolescente foram feitos no perfil dela e de quem compartilhou sobre a morte.

Em uma publicação no Facebook, uma das familiares de Dielly repudiou os comentários que, inacreditavelmente, foram encorajadas por terceiros.

A publicação ganhou as redes sociais de uma forma muito triste. Ainda não há informações se os parentes da vítima vão procurar a justiça, mas o questionamento no início deste texto deve ser mantido: quantas mais vítimas de bullying precisam passar pelo extremo para que o assunto seja finalmente levado a sério?

(Fernanda Palheta/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias