plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jader pede que Pará tenha prioridade no programa Luz para Todos

O Governo Federal prorrogou, até 2022, o “Programa Luz para Todos”, criado em 2003 com o objetivo de levar energia elétrica para as populações de baixa renda. O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica beneficiou mais de 16

O Governo Federal prorrogou, até 2022, o “Programa Luz para Todos”, criado em 2003 com o objetivo de levar energia elétrica para as populações de baixa renda. O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica beneficiou mais de 16 milhões de pessoas em todo País. No Pará já foram atendidas 420 mil famílias, segundo informações do Ministério de Minas e Energia. Mas ainda esperam pela chegada do benefício cerca de 150 mil residências, a maioria localizadas em regiões isoladas.

O Decreto nº 9.357, assinado pelo presidente da República, Michel Temer, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 30 de abril. O senador Jader Barbalho (MDB-PA) lembra que a prorrogação tem como principal objetivo possibilitar a conclusão das obras e dos contratos em andamento. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a extensão do prazo vai permitir beneficiar mais de dois milhões de brasileiros no meio rural.

Na semana passada, Jader parabenizou o presidente Temer pela iniciativa, lembrando que o Pará, por suas características geográficas, possui inúmeras comunidades isoladas que vivem sem energia. “O desafio de acabar com a exclusão elétrica no País e levar o acesso à energia elétrica, gratuitamente, para a população do meio rural precisa ser vencido. Esta iniciativa do presidente Temer de certo será lembrada pela população do Pará”, ressaltou.

No ofício encaminhado ao presidente, o senador solicitou que seja dada prioridade à região Norte, em especial ao Pará. Dos 150 mil domicílios a serem atendidos no Estado, 50 mil estão em áreas isoladas que só podem ser beneficiados por meio de energia eólica ou solar, o que torna o processo mais oneroso e complicado burocraticamente, segundo levantamento repassado pela Celpa.

MELHORIAS

“O acesso à energia elétrica tem proporcionado melhora significativa nas condições de vida da população já beneficiada pelo Luz para Todos, ao permitir a fixação do homem no campo, o funcionamento de escolas no período noturno, a utilização de irrigação para agricultura, além da possibilidade de utilização de eletrodomésticos”, destacou o senador.

Com 14 anos de existência, o Programa Luz para Todos tem como objetivo levar energia elétrica para as populações de baixa renda e em condições de desigualdade provocadas pelo distanciamento dos grandes centros urbanos, em diferentes regiões do País.

Nesta nova fase, o programa atenderá especialmente as famílias residentes em áreas rurais, com prioridade para aquelas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal; as que vivem em regiões isoladas, entre elas, comunidades quilombolas e indígenas; assentamentos; ribeirinhos; pequenos agricultores; famílias em reservas extrativistas ou impactadas por empreendimentos de geração ou de transmissão de energia elétrica; escolas; postos de saúde; e poços de água comunitária.

Ministério definirá metas em cada Estado

Ponciônio Lemos, morador da zona rural de São João do Araguaia, já foi contemplado pelo programa (Foto: Divulgação/Celpa)

O Decreto de prorrogação ainda determina que o Ministério de Minas e Energia definirá as metas e os prazos do programa em cada Estado ou em área de concessão ou permissão.

O Luz para Todos foi lançado em novembro de 2003, dentro de um processo de universalização da energia elétrica. É coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e realizado em parceria com as concessionárias de energia de todo o País, que recebem metas definidas para serem
cumpridas anualmente.

No Pará, esta missão ficou com a Celpa. No ranking divulgado pelo Ministério, a Celpa ficou em segundo lugar, com mais de 18 mil ligações. A campeã foi a Coelba, concessionária do Estado da Bahia, com cerca de 21 mil ligações. As obras nas zonas rurais do Pará já contabilizam a construção de mais de 78 mil km de rede de distribuição além de detalhados estudos ambientais para viabilizar a entrada da rede de distribuição nos rincões do Estado.

PEDIDO

A concessionária informa que os moradores de áreas rurais que ainda não possuem energia elétrica, podem fazer o pedido da ligação à Celpa. Para o cadastro, que é gratuito, deve ser apresentado o documento de identificação e o endereço da propriedade a receber a ligação. A partir daí os pedidos serão encaminhados ao Ministério de Minas de Energia, para que as obras sejam realizadas segundo os critérios de prioridades definidos pelo Programa.

(Luiza Mello de Brasília)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias