plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Moradores cumprem tradicional malhação de judas no bairro do Marco

A passagem Jarina ficou movimentadíssima para cumprir uma programação especial da semana santa desde o início da noite de ontem (30) no bairro do Marco, em Belém. Após um café com macaxeira reforçado, os moradores levaram seus três judas para passear e al

A passagem Jarina ficou movimentadíssima para cumprir uma programação especial da semana santa desde o início da noite de ontem (30) no bairro do Marco, em Belém. Após um café com macaxeira reforçado, os moradores levaram seus três judas para passear e alegrar as ruas do bairro.

Todo esse aquecimento antecedeu a tradicional malhação de judas, realizada por muitos no sábado de aleluia. Mariano Ramos, de 77 anos, é presidente da Associação da Passagem Jarina e quem está sempre à frente da programação, cumprida religiosamente há 58 anos na comunidade.

”Veja bem, tudo começou ontem por volta das 18h que nós tivemos o nosso café. Depois seguimos para a passeata com os bonecos do Fachin, do Aécio e do Eduardo Cunha. Pra fechar a noite, fizemos a nossa festa, que continua até agora, mas os bonecos nós ‘já malhamos’”, conta Mariano por telefone em entrevista ao DOL, o barulho do som ainda era ouvido.

Mariano dá uma verdadeira aula de história ao relembrar quando a comunidade realizava essa tradição católica há 58 anos atrás, quando tudo foi feito às escondidas já que eram ‘outros tempos’, em uma época mais ‘rígida’.

”Nasci em Igarapé-Açu, minha mãe me trouxe com cinco meses para Belém. Eram outros tempos. Antes fazíamos as festas tudo sem registro, sem regulamentação. Até que em 1988 procuramos os órgãos competentes para deixar tudo direitinho”.

HISTÓRIA

E assim segue mais um ano cumprindo um evento grandioso, realizado também em outros países, principalmente nas comunidades católicas. A malhação de Judas simboliza a morte de Judas Iscariotes - um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, que foi traído por Judas em troca de moedas de prata, de acordo com os evangelhos canônicos.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias