plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Área de lazer em Ananindeua está quebrada, tem mato e lixo

É de completo abandono o estado do Complexo Esportivo da Cidade Nova 8, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. O espaço é amplo e concentra várias áreas para o entretenimento de seus frequentadores e para o desenvolvimento do comércio local. Por

É de completo abandono o estado do Complexo Esportivo da Cidade Nova 8, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. O espaço é amplo e concentra várias áreas para o entretenimento de seus frequentadores e para o desenvolvimento do comércio local. Porém, segundo os moradores da área, a Prefeitura de Ananindeua não tem promovido serviços efetivos de manutenção. O resultado disso é que o Complexo está totalmente deteriorado.

A dona de casa, Camila Castro, 37, diz que não entende os motivos que levaram a prefeitura a inaugurar um busto na praça sem antes fazer um projeto de revitalização no espaço. Ontem, a peça recém-inaugurada continuava coberta com um saco plástico. “Faço caminhada por volta de 6h e sinto dificuldade em andar por causa dos buracos que se formaram ao longo do tempo. Quando chove, alaga tudo”, relata.

Com uma vegetação intensa, o espaço está repleto de folhas secas. A área está capinada, mas o mato que restou da limpeza foi amontoado e deixado no meio da praça. Os poucos brinquedos existentes no local estão deteriorados. Ao redor da rampa do escorregador, se formou um lago, o que impossibilita o uso do brinquedo. O balanço está sem algumas peças e coloca em risco a diversão das crianças.

Para o estudante do 9º ano, Jhordan Julio, de 15 anos, resta lamentar pelo descaso do poder público a um espaço tão grande e necessário. “A gente joga futebol com a arena alagada mesmo, porque não tem outra opção pra brincar”, reclama. À noite, o estudante diz que a iluminação é precária nas arenas, porque os refletores estão quebrados ou ainda porque as lâmpadas estão queimadas.

Ao redor do Complexo Esportivo, a quantidade de lixo e entulho é um risco para a saúde da população. (Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

ESTRUTURA

O Complexo Esportivo da Cidade Nova 8 possui duas arenas, uma de areia e outra de concreto. As duas estão alagadas e com grades estragadas, enferrujadas e quase caindo. As telas de proteção que existem em apenas algumas partes do gradil também estão desgastadas.

“Para fazer os consertos na arena de concreto, são os jogadores que se juntam para jogar cimento e ajeitar o espaço”, afirma o agente de portaria André Santos, 40, que aproveitou uma folga para brincar com o filho Cleber Santos, de 7 anos de idade.

Na quadra de areia, a água empoçada impede qualquer atividade de lazer. (Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

OUTRO LADO

A reportagem procurou as assessorias da Prefeitura de Ananindeua, Secretaria de Saneamento do Município e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), para ouvir um posicionamento sobre os problemas relatados, contudo, até o fechamento desta edição, nao obteve resposta.

SEM MANUTENÇÃO

Atrás do Complexo Esportivo da Cidade Nova 8, os moradores da SN-01 relatam que há insegurança, por causa de um terreno que fica atrás do Centro de Prevenção e Recuperação de Dependentes de Drogas (Cenpren).

O terreno está tomado por mato e tem sido usado para depósito de lixo, de acordo com os relatos da doméstica Silvia Lago, de 61 anos. Ela conta que nesse trecho são inúmeros os casos de assaltos. “Aqui está tudo abandonado. A população não sai mais nem de casa por medo do perigo”, desabafa.

Até o PM Box que existia ao lado do Complexo, diz a aposentada Maria Lady, 58, foi desativado há anos e nunca mais voltou a funcionar. “É muito arriscado passar em qualquer horário sem movimento”, afirma.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias