plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Continua drama dos gatos abandonados em praça

Ao se aproximar dos antigos fornos crematórios que ainda existem na Praça Dalcídio Jurandir, na Cremação, em Belém, a cena presenciada é perturbante. Abrigados por uma cerca improvisada, dezenas de gatos abandonados lutam para sobreviver. Em meio aos filh

Ao se aproximar dos antigos fornos crematórios que ainda existem na Praça Dalcídio Jurandir, na Cremação, em Belém, a cena presenciada é perturbante. Abrigados por uma cerca improvisada, dezenas de gatos abandonados lutam para sobreviver. Em meio aos filhotes e adultos que ainda resistem, os corpos de outros gatos mortos são vistos no local. O caso foi denunciado pelo DIÁRIO no dia 8 passado. Na manhã de sábado (24), porém, a situação permanecia.

Dentro do cerco, há, também, animais mortos ou agonizando. No sábado, a equipe do DIÁRIO contou 5 gatos mortos. Moradores do entorno dizem que há anos animais são abandonados no local. A cerca construída, a água e a comida deixadas no espaço é fruto da ação de voluntários que, diante do sofrimento dos bichos na praça, decidiram ajudar. Quando possível, medicamentos são comprados, a partir de doações, para tratar os animais. Porém, os abandonos não cessam.

A estudante de medicina veterinária Talita Amorim, 24, é uma das que cuidam dos animais. Ela conta que, em uma semana, os voluntários já chegaram a tirar de 15 a 20 animais do local, mas, no dia seguinte, outros foram abandonados.

Talita aponta outro problema: a maioria dos animais resgatados pelos voluntários acaba morrendo. “Uma vez eu fui lá e tinha sete caixas de animais doentes. No dia seguinte, quando voltei, todos tinham morrido.” Na tentativa de salvar os animais, Talita conta que já tentaram levar veterinários para vê-los.

Ela clama por uma solução efetiva para o problema. “São necessárias campanhas de conscientização da população para que não abandonem e incentivos à castração dos animais que estão no entorno da praça. Não adianta castrar apenas osanimais que estão ali”.

Carla Carolina, 20, e Jeová Mendes, 21, passeavam pela Dalcídio Jurandir com o cachorro de estimação, na manhã de sábado. Quando se depararam com alguns filhotes de gatos no gramado, decidiram se aproximar da área em que fica o ‘cercado’. A cena levou Carla às lágrimas. “Como tem pessoas que fazem uma coisa dessa?” Jeová destacou que é preciso conscientização. “Enquanto não tiver uma campanha de educação e conscientização da população, cenas como essavão se repetir”.

RESPOSTA

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) diz que o Centro de Controle de Zoonoses, nos últimos 4 meses, recolheu mais de cem animais na área da praça. Os com boas condições de saúde, ficaram disponíveis para adoção. Diz que o centro ficou um mês no bairro orientando sobre posse responsável e cadastrando animais. A Sesma ressalta que abandono de animais é crime segundo leis federal e municipal.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias