plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Helder reforça recursos hídricos aoassinar acordos internacionais

Representante do Governo Federal, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, firmou acordos internacionais de cooperação técnica para fortalecer ações que possam garantir segurança hídrica ao Brasil. As parcerias foram formalizadas durante o 8º F

Representante do Governo Federal, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, firmou acordos internacionais de cooperação técnica para fortalecer ações que possam garantir segurança hídrica ao Brasil. As parcerias foram formalizadas durante o 8º Fórum Mundial das Águas, pelo ministro e por representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa (LNEC).

A experiência brasileira no Projeto de Integração do Rio São Francisco será um dos objetos de colaboração do Ministério, que atua para reduzir desigualdades regionais promovendo o desenvolvimento econômico e socialmente inclusivo. “Nós estamos trabalhando em conjunto com organizações internacionais para fortalecer iniciativas de parceria do Governo Federal no sentido de garantir segurança hídrica para o Brasil que permita mais produção, oferta de alimentos e que o nosso país possa colaborar com essa luta coletiva para o planeta”, explicou Helder.

Os acordos vão permitir a troca de informações técnicas, o intercâmbio de especialistas entre as instituições e a elaboração de planos de ação conjunta com propostas a partir das experiências de cada membro. O Projeto São Francisco, maior obra hídrica do Brasil e que hoje já atende a um milhão de pessoas nos estados da Paraíba e de Pernambuco, é um dos temas de destaque para a cooperação entre os países.

ÁGUAS E MIGRAÇÕES

As potencialidades e os benefícios da integração das águas do Rio São Francisco também foram ressaltados por Helder no primeiro dia do evento durante o debate no Painel ‘Águas e Migrações’. As discussões giraram em torno dos efeitos de processos migratórios e de ações necessárias para evitar esse fenômeno.

Neste contexto, o ministro Helder Barbalho apontou a maior obra hídrica estruturante do País como alternativa. “Quando pegamos uma região de 12 milhões de brasileiros que não têm opção por conta da estiagem elevada, sem terem outra busca de acesso à água, o Projeto São Francisco torna-se a solução mais viável e uma ação prioritária”, destacou.

O titular da Pasta ainda exemplificou como o Governo Federal garantiu o abastecimento de quase um milhão de habitantes na região de Campina Grande (PB), que não tinham outra alternativa de abastecimento de água até a chegada das águas do Rio São Francisco pelo Eixo Leste do Projeto, em março de 2017.

DEBATE MUNDIAL

Realizado a cada três anos, o Fórum Mundial da Água acontece pela primeira vez no Hemisfério Sul e tem o ministro Helder Barbalho como uma das personalidades de destaque quando o tema é segurança hídrica. Durante seis dias, os principais especialistas, gestores, organizações envolvidas com o tema água e órgãos federais estarão reunidos para debater melhorias e novas ações.

NOVIDADE

Helder Barbalho também inaugurou o estande do Ministério da Integração na Vila Cidadã. O local tem chamado a atenção do o público e cativado adultos, crianças e famílias com atrações que incluem encenações teatrais sobre a o papel do empreendimento no enfrentamento à seca do Nordeste e oficinas de origami, representando os animais resgatados a partir das ações ambientais do Projeto São Francisco. No espaço, ainda é possível caminhar sobre um mapa com o caminho das águas do Projeto São Francisco e ver todos os benefícios da obra, que tem mais de 477 quilômetros de extensão.

PROGRAMAÇÃO

Hoje, ao lado de quatro governadores, Geraldo Alckmin (SP), Rodrigo Rollemberg (DF), Ricardo Coutinho (PB) e Camilo Santana (CE), Helder Barbalho lidera o debate sobre crises hídricas no Brasil no Fórum Mundial de Água.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias