plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Justiça paraense determina suspensão parcial de atividades da Hydro

O juiz substituto da Comarca de Barcarena, Iran Ferreira Sampaio, determinou, na tarde desta quarta-feira (28), a suspensão parcial das atividades da empresa Norsk Hydro Brasil (Hydro Alunorte) como forma de evitar uma tragédia que coloque em risco a v

O juiz substituto da Comarca de Barcarena, Iran Ferreira Sampaio, determinou, na tarde desta quarta-feira (28), a suspensão parcial das atividades da empresa Norsk Hydro Brasil (Hydro Alunorte) como forma de evitar uma tragédia que coloque em risco a vida das comunidades envolvidas e o meio ambiente. A decisão foi proferido após solicitação do Ministério Público do Estado.

Com a decisão, a empresa está proibida de operar o Depósito de Resíduos Sólidos DSR2, enquanto não obter licença de operação e também deve reduzir a produção em 50%. O percentual deve ser calculado em cima da média mensal dos últimos doze meses ou ao menor nível de produção mensal verificado nos últimos dez anos, o que for menor dentre os dois resultados.

Caso a empresa descumpra a determinação judicial, ela deverá pagar multa diária de R$ 1 milhão, além da responsabilização por crime de desobediência e até a decretação da prisão preventiva do responsável pelo descumprimento da ordem.

Severos danos ambientais embasaram decisão

Na medida cautelar, o magistrado destaca a denúncia do Ministério Público que coletou fatos que indicam severo dano ambiental decorrente da atividade industrial desenvolvida pela Hydro, no distrito de Barcarena.

O dano se dá pelo “extravasamento de resíduos de sua atividade, que deveriam ter sido contidos pelos Depósitos de Resíduos Sólidos (DRS 1 e DRS 2), seus respectivos canais de drenagem e tratados pela Estação de Tratamento de Efluentes, tudo de forma a evitar que o material resultante da produção de alumina fosse lançado no meio ambiente, especialmente em cursos d’água ou atingissem o lençol freático da região”.

No documento, o Ministério Público destacou ainda que estava se formando “um preocupante quadro de descontrole da atividade da empresa, resultando na efetiva constatação de despejo de uma quantidade ainda incerta de produtos tóxicos no meio ambiente, colocando em risco direto a saúde de ao menos três comunidades próximas: Bom Futuro, Vila Nova e Burajuba”.

Além disso, em sobrevoo à área afetada e após vistorias, especialistas “observaram diversos aspectos técnicos que leva a séria preocupação quanto à segurança de todo o sistema, sendo constatado na visita técnica do dia 18/02/2018 a existência de tubulação irregular de efluentes de dentro da área da empresa, diretamente no meio ambiente, destacando que a área onde foi encontrada a tubulação de lançamento irregular ativo possuía outras duas tubulações, que segundo informações da empresa estariam vedadas com concreto, mas possuíam evidências de descarte anterior, em função da cava já existente no solo”.

Capacidade dos depósitos preocupa

Outra preocupação diz respeito à capacidade dos depósitos de suportarem a demanda de rejeitos.

O primeiro deles (DRS1) não transbordou, mas se encontra perto do esgotamento de sua capacidade, devendo ter operações encerradas em março de 2019. Já o DRS2, que já se encontra em operação e de onde parte um duto clandestino, não possui Licença de Operação concedida pela SEMAS, mas apenas uma "autorização de comissionamento".

Diante dos fatos, o órgão ministerial chama a atenção para “um quadro que indica: fortes chuvas atuando sobre uma estrutura ainda não autorizada a operar; inexistência de demonstração dos impactos de tais chuvas e de todo o esforço estrutural daí consequente, somado ao extravasamento por meio de duto irregular, que demonstre a regularidade e segurança dos taludes e do restante da estrutura que dá suporte ao DSR2; o esgotamento iminente da capacidade de operação do DSR1 e; o dano concreto, decorrente do grau de poluente existente nos resíduos do processo produtivo da empresa”.

Prosseguimento de funcionamento oferece riscos até para Belém

Por último, a denúncia afirma que “se observa a persistente ocorrência de danos ambientais, já constatados e os potencialmente produzidos em razão da temporada de chuva que ainda está em curso, fica evidente que não se pode manter a operação plena da atividade da empresa, por conta da insegurança decorrente do seu sistema de armazenamento e tratamento de efluentes, em situação que potencializa o risco de dano ambiental”.

Ao deferir a medida cautelar, o magistrado ressaltou os riscos que a atividade oferece não só para a população local, mas também a possibilidade de contaminação das águas que abastecem Belém, capital do Estado do Pará.

“Aplica-se ao caso os princípio da precaução e prevenção, considerado uma garantia contra os riscos potenciais e, de acordo com o estado atual dos fatos narrados pelo Ministério Público bem como pelos laudos publicamente divulgados pelo Instituto Evandro Chagas, os indícios e acontecimentos dos últimos dias demonstram que estamos muito próximos a uma catástrofe ambiental semelhante a ocorrida na Cidade de Mariana/MG, o que configura a existência do risco de um dano sério ou irreversível, sendo necessária a implementação de medidas que possam prever, minimizar ou evitar este dano”.

As informações são do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias