plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Grupo ministerial vai acompanhar comunidades afetadas em Barcarena

Em busca de soluções efetivas que preservem à população atingida por rejeitos da barragem da mineradora Hydro no município de Barcarena (PA), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, garantiu mais uma atuação do Governo Federal. Será criado um

Em busca de soluções efetivas que preservem à população atingida por rejeitos da barragem da mineradora Hydro no município de Barcarena (PA), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, garantiu mais uma atuação do Governo Federal. Será criado um grupo interministerial com membros dos ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente com o objetivo de avaliar com transparência a ocorrência sob os aspectos do meio ambiente, Defesa Civil Nacional, segurança e desenvolvimento regional. Esse foi o resultado de sua reunião com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, nesta segunda-feira (26), por solicitação de Helder.

Leia também: Ministro do Meio Ambiente recomenda embargo e multa contra a Hydro

“O Ministério da Integração Nacional estará presente para fazer a avaliação, o acompanhamento e garantir que a população tenha soluções definitivas que tragam tranquilidade, preserve os empregos, o desenvolvimento e a importância econômic, tudo com absoluta responsabilidade social e ambiental”, afirmou Helder Barbalho. O ministro aponta que uma das maiores preocupações do Governo Federal é com as comunidades localizadas próximas à mineradora que estão sofrendo as consequências, incluindo a falta de acesso à água potável. Para atender a população atingida, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Defesa Civil Nacional, já disponibilizou 15 mil galões de água mineral.

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DA AL VISITA ÁREAS AFETADAS

Integrantes da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente, Geologia, Mineração e Energia (Cemagme) da Alepa fazem hoje (27) à tarde ações de diligências na área afetada pelo vazamento da multinacional Hydro, em Barcarena.

O presidente da Cemagme, deputado João Chamon (MDB), informa que o objetivo da visita é ver de perto a situação do local em aspectos ambientais e das famílias diretamente afetadas e, cumprindo o papel legislativo, analisar de que forma os deputados podem agir no sentido de responsabilizar os envolvidos. Dentro da bancada do partido já se ventila uma possibilidade de discutir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação da mineradora no Estado.

O parlamentar afirma que nenhuma possibilidade é descartada sobre como a comissão vai se posicionar. “Queremos confirmar o que ocorre, voltar com denúncias embasadas para que processos e ações de reparo possam ser movidas no sentido de reparar os danos ambientais”, adiantou.

(Luiza Mello e Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias