plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

MPE faz recomendações imediatas à Semas e Hydro em Barcarena

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através da promotoria de Meio Ambiente, anunciou na manhã desta sexta-feira (23) uma série de recomendações sobre os impactos ambientais do vazamento de resíduos da empresa Hydro, no município de Barcarena, r

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através da promotoria de Meio Ambiente, anunciou na manhã desta sexta-feira (23) uma série de recomendações sobre os impactos ambientais do vazamento de resíduos da empresa Hydro, no município de Barcarena, região nordeste do Pará. Três delas são procedimentos imediatos: fornecimento imediato de água potável às comunidades atingidas pelo vazamento; paralisação das atividades da bacia DRS-2, que funciona de forma irregular; e providências imediatas para operacionalização do plano de emergência.

O anúncio foi feito pela promotora Eliane Moreira que informou que o MPE estabeleceu que à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) e a empresa mineradora Hydro devem acatar os procedimentos em até 48 horas.

Entre as comunidades mais atingidas estão Bom Futuro e Nova Esperança. A estimativa é de que mais de 400 mil pessoas tenham sido atingidas com os rejeitos.

LEIA MAIS:

Barcarena sofre com novo vazamento da Hydro e moradores protestam

Hydro assume danos ambientais e deputados cobram ações efetivas

RECOMENDADOS

Entre as primeiras medidas criadas pelo grupo de trabalho que avalia a situação, e envolve vários órgãos, está o cadastramento dos moradores pela prefeitura para que seja iniciada já na tarde de hoje a distribuição de água potável para a população.

Em nota, A Hydro Alunorte informa que está à disposição para colaborar com as demandas do Ministério Púbico e da Defensoria. A empresa reitera seu respeito pelas decisões e recomendações das autoridades.

Em nota, a prefeitura de Barcarena informa que, como medida de precaução, disponibilizou médicos e remédios em duas unidades básicas de saúde, Jardim Cabano e Vila Nova, para atender as famílias atingidas pelo acidente na Hydro, caso haja demanda de pacientes.

Na manhã de hoje, a prefeitura de Barcarena fez parte da instalação do Comitê Integrado de Gestão de Riscos, que inclui município, estado e a Hydro Alunorte, para traçar ações de assistência social e saúde como a distribuição de água potável. Ficou acertado na primeira reunião do Comitê que a empresa vai comprar, armazenar e distribuir a água, com apoio da prefeitura e da Defesa Civil municipal e estadual.

A partir de hoje, a Secretaria de Assistência Social de Barcarena vai fazer um levantamento das famílias possivelmente impactadas para identificar as necessidades de cada uma.

(DOL com informações de Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias