Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Desmatamento na Amazônia pode ser irreversível, dizem especialistas

Quinta-Feira, 22/02/2018, 10:24:02 - Atualizado em 22/02/2018, 10:36:08 Ver comentário(s) A- A+

Desmatamento na Amazônia pode ser irreversível, dizem especialistas (Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará)
(Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará)

Em um editorial publicado na quarta-feira (21), pela revista especializada “Science Advances”, o desmatamento na Amazônia pode estar próximo de não ter volta. Isso acontece quando a área desmatada supera 20% de sua área original, segundo afirmação de dois renomados biólogos da Fundação das Nações Unidas. 

O pesquisador americano Thomas Lovejoy e o brasileiro Carlos Nobre detalharam que esse número já chega a 17%, nos últimos 50 anos. Chegando em 20%, seria o abismo climático. 

De acordo com informações publicadas no portal Exame, a “Amazônia produz aproximadamente metade de suas chuvas ao reciclar a umidade na medida em que o ar se move a partir do Atlântico, através da América do Sul e rumo a oeste”.

Os especialistas afirmam que esta umidade é importante a agricultura, para alimentar o ciclo da água da Terra, além do bem-estar humano. 

Se o desmatamento alcançar níveis que impactem em entre 20% e 25% da região, o sistema amazônico mudará para não florestal no leste, no sul e no centro da Amazônia.Em seu artigo, Lovejoy e Nobre exigiram que a área desmatada na Amazônia fique abaixo de 20%, para não correr o chegar a um ponto sem volta.

(Com informações da Exame)







Comentários