plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Chuvas favorecem a proliferação de insetos

Além de alagamentos e aumento de doenças causadas por bactérias e vírus, o período chuvoso também traz um outro risco: a proliferação de insetos e outros animais em zonas urbanas e periurbanas. O período de chuvas mais intensas é propício para a reproduçã

Além de alagamentos e aumento de doenças causadas por bactérias e vírus, o período chuvoso também traz um outro risco: a proliferação de insetos e outros animais em zonas urbanas e periurbanas. O período de chuvas mais intensas é propício para a reprodução de insetos, sendo também o principal fator para o aumento no aparecimento de algumas espécies de animais, sobretudo roedores e serpentes.

No caso das serpentes, o que ocorre é que, com a inundação da moradia desses animais, elas têm necessidade de realocar-se para lugares secos e que possibilitem a alimentação, segundo informa a professora e médica veterinária Ana Silvia Sardinha. “O desmatamento e o período chuvoso provocam o alagamento dos seus habitats e favorecem o deslocamento dos animais, principalmente jiboias e sucuris, que vão em busca de abrigo e alimentos”. A reação acaba por ocorrer em cadeia. “Com o grande volume de chuvas inundando os esgotos e alagando várias regiões, os roedores fogem dos seus abrigos e entram nos imóveis, buscando um local seco e adequado para se abrigar. As serpentes vão atrás”, destaca.

A professora Ana Silvia esclarece que os riscos envolvendo roedores estão relacionados à transmissão de zoonoses – que são doenças e infecções transmitidas para humanos através de animais. Entre essas doenças está a leptospirose, que é uma doença infectocontagiosa que acomete roedores e outros mamíferos e também pode ser transmitida através do contato com a urina desses animais.

REPRODUÇÃO

Especialista em entomologia, que é o estudo dos insetos, a professora Telma Batista diz que o período chuvoso é a época de reprodução de determinadas espécies de insetos. “Cupins, formigas e grilos fazem o acasalamento nesse período, por isso costumamos vê-los sempre ao redor das lâmpadas”, explica, ao informar que as formigas podem transmitir doenças porque andam em cima de lixo e, aderidos às patas, podem trazer micro-organismos que transmitem doenças. “Já os grilos, além do ruído, podem se alimentar de folhas de pequenos jardins e plantas em vaso. Não transmitem doenças, mas podem também andar no lixo e esgoto e levar nas patas bactérias que transmitem doenças”, esclarece Telma Batista.

CUIDADOS

A principal providência para afastar tanto os insetos quanto os animais que costumam aparecer em período chuvoso é manter a casa sempre limpa e higienizada. O ideal, segundo as especialistas, é manter a residência e locais próximos sempre limpos, descartar lixo nos locais adequados, nunca despejar sacos de lixo em calçadas nem antes da coleta.

A médica veterinária reforça que, no caso das serpentes, especialmente sucuris e jiboias, quando ocorre o encontro com o homem, normalmente o perigo maior é para os animais. “Infelizmente os animais recebem pauladas, água quente e vários tipos de maus-tratos. Caso o encontro ocorra, o indicado é isolar a área e evitar o contato com o animal, enquanto se espera a captura pelo Corpo de Bombeiros ou Batalhão de Polícia Ambiental.”

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias