plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Projeto 'Casarões' trouxe réplica do palacete Bolonha

No terceiro fascículo e maquete do projeto “Casarões”, o DIÁRIO presenteia seus leitores com uma réplica do Palácio Lauro Sodré, importante edifício de Belém. O projeto iniciou no domingo (28) com uma réplica do Palacete Pinho e teve mais um fascículo ont

No terceiro fascículo e maquete do projeto “Casarões”, o DIÁRIO presenteia seus leitores com uma réplica do Palácio Lauro Sodré, importante edifício de Belém. O projeto iniciou no domingo (28) com uma réplica do Palacete Pinho e teve mais um fascículo ontem (29), com o Palacete Bolonha.

“Nossa, que legal isso”, se surpreende a administradora Ana Vicentino, 68 anos, ao se deparar com o encarte e o material de confecção da réplica do Palacete Bolonha. “É uma ideia muito boa, uma estratégia que pode ajudar a darem mais atenção a um aspecto tão bonito da nossa cidade”, comenta. Ela, que mora no bairro do Reduto e conhece bem o Palacete, conta que se preocupa com o estado de abandono em que se encontram os casarões da cidade. “Depredados, mal cuidados. Deveria haver mais políticas de manutenção dos nossos patrimônios”, critica. Sobre o Bolonha, Ana diz achar o edifício uma obra fantástica. “Ele é lindo! Mas também está parado. As autoridades não se importam com isso”, denuncia.

O protético Rivays Pereira, 54, acredita que se fossem bem cuidados, as construções antigas e históricas da cidade poderiam alavancar ainda mais o turismo da região. “Não podemos deixar o passado se apagar”, acrescenta. Para ele, a iniciativa do DIÁRIO é extremamente válida, pois chama atenção para as importantes construções que acabam sendo ignoradas pela população no dia a dia. Já a aposentada Cirene Vieira, 71, acha que os edifícios deveriam ser reformados e restaurados. “Eles vivem fechados, criando mato e bicho. Deveriam valorizar mais”, opina. “Eu passo na frente do Bolonha todos os dias e acho um absurdo o estado em que ele está. Nossa história tem que ser cuidada”, continua.

PROJETO

Realizada em homenagem aos 402 anos de Belém e com o patrocínio da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), a série “Casarões” do DIÁRIO traz quatro encartes com informações históricas e arquitetônicas sobre grandes obras arquitetônicas consagrados na história da cidade. Nos últimos três dias, os belenenses tiveram acesso às réplicas do Palacete Pinho, do Palacete Bolonha e do Palácio Lauro Sodré, encartado na edição de hoje (29). Amanhã, será a vez do último do projeto, o palácio Antônio Lemos (ver box). Todos os fascículos também trazem as instruções de como montar cada miniatura.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias