plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Respeito pelas mulheres será tema presente no Carnaval de Rua em Belém

O feminismo está aí e não há como voltar atrás. As informações e reivindicações sobre os direitos das mulheres mudaram o comportamento da sociedade. Nas novelas, músicas e até mesmo nas propagandas (algumas antes tão machistas), o tema está presente como

O feminismo está aí e não há como voltar atrás. As informações e reivindicações sobre os direitos das mulheres mudaram o comportamento da sociedade. Nas novelas, músicas e até mesmo nas propagandas (algumas antes tão machistas), o tema está presente como nunca antes na história. No carnaval deste ano, a luta feminina por respeito também estará presente, inclusive em Belém. O bloco Amigos do Urubu, tradicional nas ruas belenenses de todo pré-carnaval, vestiu a camisa das causas das mulheres e chamou o grupo de influenciadoras paraenses Ousadas para comandar a festa a partir do próximo dia 3.

No país inteiro acontece uma comoção e uma verdadeira campanha, priorizando o respeito nessa época em que ele foi sempre pouco lembrado. Desde a polêmica da música “surubinha de leve” até vídeos que formalizam manuais para os homens não ultrapassarem os limites, as mulheres vem chamando atenção e pedindo mais liberdade nesse carnaval .

#MulheresLivres nas ruas da cidade velha

No próximo dia 3, as meninas irão apresentar o evento desde o trio até o palco no Insano Marine Club, de onde várias bandas locais e nacionais continuarão a festa.

A proposta das Ousadas no Amigos do Urubu é levar alegria, mas despertar a consciência dos foliões. As meninas prepararam suas roupas para o dia como um ato político. Irão usar frases de ordem estampadas em suas roupas “Meu Corpo Minhas Regras. Não é Não. E assédio não é paquera”. “É nossa forma de dialogar com o público. De levantar a nossa bandeira e transformar a cabeça de mulheres e homens”, afirma Lollie.

Elas também prometem agitar a todos com a “playlist das ousadas”, projeto que criaram para se apresentarem em casas noturnas, tornando mais fácil o acesso de quem acompanha seu trabalho. O estilo musical que elas mais tocam é o funk e, ainda assim, acreditam que são capazes de propagar o empoderamento feminino, mesmo tocando um estilo tão controverso. "Existem funks feitos por mulheres que falam do seu próprio valor. Damos prioridades a elas. Tocamos também cantores homens que falam sobre sexualidade. Mas temos muito cuidado pra riscar as letras ofensivas e criminosas da nossa lista", conclui Mari.

Ousadas pelo Brasil

As Ousadas já tem quase 50 mil seguidores e o maior público das meninas é São Paulo e Rio de Janeiro. Com quase 2 milhões de visualizações em seus vídeos, em todo o Brasil, as Ousadas fazem um trabalho que chamam de "omnichannel" porque estão presentes em vários canais de comunicação com o público. Elas usam o conceito crossmedia, já que estão em vários plataformas online, como instagram, face e youtube”. Além disso, elas procuram abordar o assunto do feminismo, muitas vezes tão grave e recheado de tragédias e notícias devastadoras, com um humor didático, realizando um entretenimento com propósito nobre e educativo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias