plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Bettina Ferro cadastra para implante de 'ouvido biônico'

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está com cadastro aberto para a cirurgia de implante coclear, mais conhecido como

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está com cadastro aberto para a cirurgia de implante coclear, mais conhecido como “ouvido biônico”. Para ter acesso ao serviço, os candidatos precisam ser encaminhados por uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.

Para quem reside em outra cidade ou outro Estado do Norte, além da guia e da cópia dos documentos pessoais, é necessário estar munido do termo de referência, Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Segundo o coordenador da equipe que realiza o transplante, o otorrinolaringologista Paulo Fontelles, o implante coclear é um aparelho instalado cirurgicamente e faz a função das células ciliadas lesadas do ouvido interno, com o objetivo de restaurar – ou criar – a capacidade de captação e compreensão do som, o qual é encaminhado diretamente ao nervo auditivo, por meio de estímulos elétricos que chegam ao cérebro, possibilitando uma percepção sonora clara, inclusive da fala.

Atualmente, o HUBFS é o único hospital da Região Norte do Brasil a realizar a cirurgia de implante coclear, considerada de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De outubro de 2010 até dezembro deste ano, o hospital já realizou mais de 100 procedimentos.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias