plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Após três dias, reintegração de posse chega ao fim em Eldorado dos Carajás

Depois de três dias, a reintegração de posse das Fazendas Cedro e Fortaleza, no sudeste do estado, foi finalizada no final da tarde da última quarta-feira (29). Apesar do MST ter confirmado que grande parte das famílias se organizaram pra sair da área de

Depois de três dias, a reintegração de posse das Fazendas Cedro e Fortaleza, no sudeste do estado, foi finalizada no final da tarde da última quarta-feira (29).

Apesar do MST ter confirmado que grande parte das famílias se organizaram pra sair da área denominada fazenda Cedro de forma pacífica, em ainda há dúvida sobre a procedência da terra. No entanto, a área que supostamente é a fazenda Fortaleza, ainda depende do resultado do georeferenciamento do Instituto Nacional Colonização e Reforma Agrária (Incra), que iniciou na segunda. Além dos técnicos do Incra, o trabalho será acompanhado por um perito do Instituto de perícias Renato Chaves e dois professores da Unifesspa.

A fazenda Cedro, que mede oito mil hectares, foi ocupada em novembro de 2008. Já a Fortaleza, em fevereiro de 2009. Os terrenos fazem parte do grupo Agropecuário Santa Bárbara. Denominada como acampamento Helenira Rezende, o terreno da fazenda Cedro está ocupado por cerca de 140 famílias. A Fortaleza segue ocupada por 110 famílias.

Além do acampamento Helenira Rezende, outros dois territórios com famílias do MST no Sul e no Sudeste do Pará estão sob ameaça de despejo até o fim de 2017.

O acampamento Helenira Rezende é marcado pela produção agrícola e ecológica. As famílias produzem cerca de 1,5 mil litros de leite por dia, além de possuir uma plantação de 10 mil pés de bananas e mais de 40 hectares de mandioca. As produções garantem a alimentação das famílias e também são comercializadas.

A operação

Expedida pelo Juiz da 3 Região Agrária de Marabá, Amarildo José Mazutti, a operação de reintegração iniciou na segunda-feira, 27, e contou com a participação de 100 policiais militares do Comando de Missões Especiais, militares do Comando de Policiamento Regional II e reforço do Grupamento Tático Operacional dos municípios de Marabá e Parauapebas.

Teve também a parceria com o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Renato Chaves, Tribunal de Justiça do Estado, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Polícia Civil, via Delegacia de Conflitos Agrários.

As fazendas Cedro e Fortaleza, localizadas às margens da BR-155, em Eldorado dos Carajás, sudeste do Pará, estavam ocupadas por 250 famílias desde 2008. Os terrenos fazem parte do grupo Agropecuário Santa Bárbara.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias