plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

TRE debate participação feminina nas eleições

A representação e atuação das mulheres na política foram tema de debate que encerrou a programação da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) neste ano de 2017. A palestra foi realizada, na manhã desta segunda-fei

A representação e atuação das mulheres na política foram tema de debate que encerrou a programação da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) neste ano de 2017. A palestra foi realizada, na manhã desta segunda-feira (13), no plenário do TRE e reuniu estudantes, magistrados, advogados e público em geral interessado no tema.

A escolha do tema da palestra promovida nesta segunda - “Nós, Mulheres: Representação e Participação Política” – segue uma orientação do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Desde as eleições de 2016, o TSE solicitava essa dimensão à participação da mulher na política, falando desde as cotas até essa relação com a prestação de contas”, afirma a coordenadora da EJE, Luciana Souza.

Uma das palestrantes do dia, a professora de direito constitucional e eleitoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Desiree Salgado, aponta que o Brasil ainda ocupa uma posição vergonhosa em relação às Américas, quando se trata da representatividade da mulher no cenário político. “O Brasil ainda perde para muitos países africanos e árabes que sabemos que ainda precisam avançar muito em relação à representatividade da mulher”, analisa.

Advogada eleitorista e também palestrante do evento, Paula Bernardelli destaca que o problema inicia ainda na base, dentro do organograma dos próprios partidos. “Hoje, temos 35 partidos registrados, mas apenas dois possuem regras em seus órgãos diretivos que são paritárias”, informa. “Na maioria dos partidos, os órgãos diretórios são formados basicamente por homens”, explica.

A assistente social Dilma Cavalcante, 56 anos, fez questão de participar da palestra, gratuita para o público. “A gente ainda tem poucas mulheres na política e isso acaba sendo um entrave para que a luta avance. Precisamos de apoio e que todos entendam o quanto é importante essa participação.”

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias