plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Profissional esquecido: você sabia que 3 de novembro é o Dia do Músico Belenense?

Você sabe que dia 3 de novembro é o dia do músico belenense? Apesar da importância, os profissionais, que tantas alegrias proporcionam às pessoas, não têm motivos e nem estrutura para comemorar. A data, oficializada em 2011 para ser comemorada no dia 03/1

Você sabe que dia 3 de novembro é o dia do músico belenense? Apesar da importância, os profissionais, que tantas alegrias proporcionam às pessoas, não têm motivos e nem estrutura para comemorar. A data, oficializada em 2011 para ser comemorada no dia 03/11, foi um projeto do ex-vereador Miguel Rodrigues, que atendeu ao pedido de alguns músicos regionais em busca de mais reconhecimento.

Mas a data, que deveria ser motivo de alegria e orgulho para os amantes da música paraense, tem sido esquecida até mesmo por quem é do ramo. Mesmo com a obrigação - imposta por lei - de realizar atividades para celebrar o dia, a prefeitura de Belém não fará nada. Procurada pela reportagem do DOL, a gestão municipal apenas informou que "não haverá" qualquer tipo de atividade durante o dia do músico.

PREFEITURA DESOBEDECE LEI

“A criação do projeto foi um pedido de alguns músicos que me procuraram na época”, explica o ex-vereador, que cumpriu dois mandatos (2009 a 2016). Para o ex-político, o prefeito Zenaldo comete uma ilegalidade ao ignorar a data. “A lei municipal é clara, e inclusive em um dos seus artigos, obriga a gestão municipal a realizar exibições de música e atividades para os cidadãos", diz.

“Ficamos tristes como legisladores, pois é dinheiro público jogado fora. Para se criar uma lei, existe todo um longo processo, e isso custa caro à população, ainda mais para ficar esquecida pelo próprio poder público”, desabafa Miguel.

Diante da falta de compromisso da gestão pública com a cultura, um dos veteranos da música paraense, Júlio César, vocalista do grupo Nosso Tom, acredita que o paraense tenha que buscar outras formas de debater mais sua arte.

“Eu nem sabia da existência dessa data, mas o descaso não me surpreende. Independente da existência da lei, acho que debatemos muito pouco nossa arte, e a falta de incentivos por parte dos governantes é a principal causa disso. A música é uma forma de ajudar a sociedade, salvar suas crianças, mas infelizmente não temos muitos projetos feitos pelo estado ou município”, diz o músico.

VEREQUETE ETERNO

A escolha da data no dia 03 de novembro é emblemática.

Foi neste dia que um dos maiores expoentes da música paraense, Augusto Gomes Rodrigues, mais conhecido como mestre Verequete, fez a sua despedida deste mundo. Ironicamente, a data, que serviria para reacender a memória do mestre de carimbó paraense, está completamente esquecida.

(Igor Wilson/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias