plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Na reta final para o Enem, mantenha a tranquilidade

Faltam menos de duas semanas para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e os estudantes já estão na expectativa. Nessa reta final, os professores e especialistas recomendam que os alunos mantenham a tranquilidade e fiquem ate

Faltam menos de duas semanas para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e os estudantes já estão na expectativa. Nessa reta final, os professores e especialistas recomendam que os alunos mantenham a tranquilidade e fiquem atento às mudanças do teste. A principal delas está na realização das provas deste ano. Antes aplicada em um fim de semana (sábado e domingo), agora passa a ser em dois domingos consecutivos.

As estudantes Gabriela Maximino e Juliana Moraes, ambas de 17 anos, estão focadas no exame. E, para garantir a aprovação nas graduações de Ciências da Computação e Medicina, respectivamente, a preparação emocional também presente no planejamento dos estudos delas. Gabriela está mantendo a rotina de estudos desde o início do ano. Ela quer uma vaga em Ciências da Computação na Universidade Federal do Pará (UFPA) e deixou para a reta final apenas os detalhes mais importantes. “No começo do ano, eu estudei bem mais. Estava concentrada em aprender e agora estou mais focada na resolução de exercícios e em desenvolver a redação”, falou.

Juliana também disse estar tranquila neste momento na disputa pela aprovação no curso de Medicina. Para isso, faz a prova há 3 anos. “Esta é a terceira vez que estou fazendo a prova do Enem. Antes foram testes e desta vez é valendo. Acredito que dá para passar”, disse, confiante.

DESCANSO

O professor Francisley Rodrigues orienta que, nessas últimas semanas de estudo, não vale a pena desperdiçar tempo e energia tentando aprender conteúdo novo. “É hora de revisar o que já foi estudado e tirar suas últimas dúvidas em sala de aula”, afirma. Rodrigues avalia que o lado emocional é o que mais costuma pesar nesse momento, pois os jovens ficam nervosos à medida que a data da prova se aproxima. “Por isso, é fundamental o apoio familiar, a tranquilidade e o sono em dia”.Como a prova obedece ao horário de Brasília, o estudante precisa se acostumar com o horário de verão. E um dos pontos que costumam causar estranhamento é almoçar um pouco mais cedo no dia de prova, já que é preciso entrar no local até no máximo 12h (horário local). “Procure se alimentar mais cedo desde já, para ir à prova já adaptado”, diz.

O coordenador pedagógico do colégio Ideal, Marcelo Rufino, lembra que os candidatos com dificuldades em algumas disciplinas, por exemplo, devem se dedicar um pouco mais a elas. “Todo o conteúdo programático já foi dado. Então, o aluno que estiver com dificuldade em algum assunto deve ir atrás para fechar esta lacuna”, orienta. A redação, aplicada no primeiro dia da prova, é a que tem maior peso,valendo 1000 pontos. Por isso, Rufino lembra a importância de dedicar parte do tempo ao desenvolvimento do texto. “O aluno pode iniciar o exame pela redação, deixando o tempo de 1h a 1h30 para desenvolver o tema proposto. Depois de feito, passar para as questões subjetivas”.

PARA ENTENDER

MUDANÇAS DO ENEM

- Antes, a prova era aplicada em um fim de semana (sábado e domingo). Agora, será feita em dois domingos consecutivos.

FIQUE ATENTO ÀS DATAS

- 20/10 – Desde esse dia, já estão disponíveis os locais de prova aos candidatos no site do Ministério da Educação.- 05/11 - Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/ Redação/ Ciências Humanas e suas Tecnologias.- 12/11 - Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias/ Matemática e suas Tecnologias- 16/11 - Divulgação do gabarito de provas.

6 DICAS PARA A ETAPA FINAL DO ENEM

1. Poupe energias: Não tente aprender assuntos novos em cima da hora. Faça revisões de conteúdos já aprendidos.
2. Preserve o sono: Evite recuperar o atraso virando as noites estudando.
3. Mantenha a alimentação rotineira: Não experimente dietas novas em vésperas de prova, pois seu organismo tem de manter o ritmo ao qual está acostumado.
4. Hidrate-se bem durante a semana.
5. Nas últimas semanas, procure se alimentar mais cedo, no horário em que vai almoçar antes da prova, para ir se adaptando e no dia da prova não estranhar.
6. Alie os estudos às atividades de lazer: Vá ao cinema, escute música, divirta-se com os amigos.
Fonte: Professor Francisley Rodrigues

(Alice Martins Morais e Emily Beckman/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias