plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Infecção urinária em cães e gatos. Saiba os sintomas e como tratar.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são só os seres humanos que são acometidos pela infecção urinária, os nossos peludos também são. Pensando nisso, o DOL procurou a médica veterinária Michelly Vasconcelos para sanar algumas dúvidas. A infecçã

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são só os seres humanos que são acometidos pela infecção urinária, os nossos peludos também são. Pensando nisso, o DOL procurou a médica veterinária Michelly Vasconcelos para sanar algumas dúvidas.

A infecção urinária é um dos problemas mais comuns em cães e gatos. A doença se desenvolve quando existe alguma alteração em seu sistema de defesa, assim permitindo a entrada e proliferação de microrganismos.

A veterinária ressalta que a ocorrência da doença é maior em gatos do que em cães, já que os felinos possuem o trato urinário mais curto e os músculos mais fracos que os caninos. “Existem diversas causas para o desenvolvimento de infecção urinária em animais, por exemplo: infecção bacteriana, câncer, obstrução uretrais, cálculos renais, armazenamento inadequado dos alimentos (contaminação do alimento por bactérias), a própria dieta do animal (algumas rações tem uma concentração muito alta de minerais) e a pouca ingestão de água”, afirma Michelly.

Sintomas

Dor no momento de urinar com presença de choros, esforço excessivo ao urinar, urina em poucas quantidades, aumento da frequência da urina, urinar em locais inadequados, urina com sangue, odor na urina, também pode mudar a coloração da urina, em estágios mais graves vômitos, falta de apetite, depressão, febre.

Diagnóstico

O proprietário deve procurar um médico veterinário para examinar o animal. Na consulta o profissional irá realizar a anamnese e exame físico. Também será necessário a realização de exames laboratoriais (urinálise e antibiograma, hemograma, ureia e creatinina) e exames de imagem (ultrassonografia abdominal).

Ao observar qualquer sintoma em seu animal, procure o médico veterinário de confiança.

Tratamento

O tratamento será realizado com antibióticos, analgésicos e antinflamatórios. É válido ressaltar que dependendo do tipo de infecção pode ser necessário um procedimento cirúrgico.

Veja algumas dicas para prevenir o seu peludo da enfermidade:

1 - Manter sempre a água limpa

2- No caso de gatos, sempre manter sua caixa de areia limpa

3- Não mudar a rotina do gato, pois estresse pode causar infecção urinaria nesta espécie

4- Nos caninos, passear no mínimo três vezes ao dia.

5- Peça orientação a um veterinário sobre a melhor alimentação do seu animal.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias