plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Estudo aponta Barcarena como o pior saneamento do Brasil

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) classificou Barcarena, no nordeste paraense, como a cidade com o pior índice de saneamento do país. O municípío ficou em último lugar de um ranking que avaliou a col

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) classificou Barcarena, no nordeste paraense, como a cidade com o pior índice de saneamento do país. O municípío ficou em último lugar de um ranking que avaliou a coleta e o tratamento e destino final do lixo e esgoto produzidos.

A pesquisa avaliou as condições de saneamento em 231 cidades do país com mais de 100 mil habitantes. Desse total, 176 foram incluídas em um grupo considerado com os piores índices do país, no qual Barcarena aparece em último lugar. Segundo a ABES, o município paraense não possui local para destinação do lixo, apenas 10% do esgoto é coletado e nada é tratado.

Ainda de acordo com o estudo, a falta de saneamento é uma realidade de 76% dos municípíos, e apenas 14 cidades do país possuem condições de saneamento para quase toda a população, sendo a melhor colocada a paulista Campinas, com 100% de tratamento de esgoto.

O estudo completo da ABES deverá ser divulgado ainda nesta terça-feira (3).

RESPOSTA

Em nota ao DOL, a prefeitura de Barcarena alegou que, desde 2013, vem investindo na melhoria do serviço de saneamento e infraestrutura urbana, com a terceirização do abastecimento de água e tratamento de esgoto do município. "Além disso, nos últimos cinco anos, a prefeitura instalou mais de 300 micro sistemas de abastecimento de água para moradores ribeirinhos e já conseguiu recursos do Ministério da Integração no valor de 4 milhões de reais para instalação de novos micro sistemas na região das ilhas. O governo municipal também está captando recursos junto a iniciativa privada para instalar usinas de carbonização de resíduos domésticos, capazes inclusive de gerar energia limpa no município. Por fim, a meta do governo local é concluir o obra de esgotamento sanitário na cidade até 2030".

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias